Exposição lança olhar sobre primórdios da fotografia

05/05/2017 14h41

Qua, 02 de Março de 2011

A Sala de Exposições do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados inaugura hoje (02), a exposição: "Histórias, memórias e outros resgates fotográficos", que reúne fotografias produzidas com métodos analógicos. Sob supervisão do professor e fotógrafo Luis Gustavo Prado, as imagens são dos alunos e integrantes do Espaço f/508 de Fotografia.
Da imprecisão do pinhole, ou “câmera sem lente”, à ambiguidade do daguerreótipo, a primeira versão do que viria a ser a máquina fotográfica que conhecemos. Os artistas mostram que é possível usar diferentes materiais, como caixa de madeira e caixinha de fósforo, para fotografar. É preciso somente uma caixa, que serve como câmara escura, com um orifício bem pequeno para que a luz entre e projete a imagem no papel fotográfico, já dentro da caixinha.

Já o darregueótipo, criado pelo francês Louis Jacques Mandé Daguerre, em 1839, forma a imagem sobre a prata, um metal nobre, tratado, muitas vezes, com uma viragem em ouro. Cada exemplar feito é único. Conforme o ângulo do olhar, é gerada uma imagem negativa ou positiva.

Participam da exposição: Alessandra Araújo, Antonio Nepomuceno, Antúria Viotto, Bete Coutinho, Bruna Neiva, Cláudia Lopes, Fernando Ribeiro, Fred Cintra, Helena Daher, Hélio Rocha, Humberto Lemos, Janaína Miranda, Júlia Salustiano, Lucas Las-Casas, Marcius Fabiani, Mariana Vassallo, Rafael Dourado, Rose May Carneiro, Télio Pacheco e Thiago Barros.

O Espaço f/508 de Fotografia é coordenado pelos fotógrafos Humberto Lemos e Janaína Miranda.

Serviço
Exposição Histórias, memórias e outros resgates fotográficos.
Abertura: 02 de março, às 18 horas, na Sala de Exposições do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados.
Edifício Principal – Entrada pelo estacionamento da Chapelaria.
Visitação de 03 a 31 de março de 2011, de segunda a sexta, das 9h às 17 horas.
Realização Câmara dos Deputados