Estudantes do Instituto Federal de Goiás têm aula diferente na Câmara

05/12/2016 10h39

Sex, 03 de Maio de 2013

Ter uma aula especial de espanhol, conhecer o Congresso Nacional, e voltar para casa em Luziânia com o sentimento de dever cumprido. Esses eram os objetivos da professora de espanhol Douriânia Ribeiro Torres ao visitar o Congresso Nacional com uma turma de 29 alunos do curso de Espanhol Aplicado do Instituto Federal de Goiás (IFG). O passeio ocorreu na tarde de terça-feira, 30 de abril, e surpreendeu os visitantes.

“É uma verdadeira aula de cidadania e de cultura. Ter a oportunidade de visitar a Casa é muito importante para essas pessoas que dificilmente viriam até aqui”, explica a educadora, brasiliense que se mudou para Goiás para ser professora e teve a ideia de trazer os alunos para conhecer o local. “Aproveitei para pedir uma guia que falasse espanhol para nos acompanhar. Fez toda a diferença”, garante.

Essa foi a primeira vez que Douriânia trouxe uma turma para esse tipo de aula. Como pioneiros da ideia, os estudantes Rafael Ribeiro, 24 anos, e Valdenice da Silva, 46, aproveitaram o tour pelas salas do Congresso para ampliar os conhecimentos. Ribeiro é deficiente visual, mas não perdeu tempo para elogiar as dependências da Casa – que possui uma grande maquete dos prédios do Congresso adaptada com texturas e informações em braile. “O lugar é muito bonito e interessante. Pude conhecer como é o prédio e aprender a história da construção de Brasília. Foi ótimo.”

Valdenice, que também é professora de Ensino Fundamental em Luziânia, encontrou na visita inspiração para as aulas. “Achei mesmo um sonho, uma grande oportunidade. Quem dera todos pudessem ter essa experiência, principalmente as crianças. Na próxima aula, todos vão saber tudo que aprendi aqui.”

O grupo iniciou a visita pelo Salão Negro, seguiram pelos Salões Verde – da Câmara – e Azul – do Senado, conheceram as obras de arte que fazem parte do acervo institucional do Congresso, o Túnel do Tempo e os plenários, onde puderam ver parte das sessões que ocorriam.

Faça como os estudantes do curso de Espanhol da IFG e visite a Câmara.
A visita é gratuita, conduzida por guias treinados e está disponível para pessoas de todas as idades. Funciona das 9h30 às 17h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. Não há necessidade de marcação prévia, exceto para grupos acima de 15 pessoas e/ou para atendimento em libras, inglês, francês ou espanhol. Nesses casos, agende a visita pelo site: https://www.camara.leg.br/