Estudantes ainda podem se inscrever no Parlamento Jovem 2011

10/02/2017 08h17

Seg, 23 de Maio de 2011

Estão abertas até 20 de junho as inscrições para a oitava edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O projeto é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. O PJB, que vai acontecer entre 26 e 30 de setembro, vai reunir 78 estudantes de todos os estados.

Os estudantes serão pré-selecionados pelas secretarias de educação dos estados, por meio da apresentação de um Projeto de Lei com tema livre, dentro das seguintes áreas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Após a pré-seleção, uma comissão formada por servidores da Câmara escolherá os projetos participantes. Os parlamentares jovens farão a simulação de todas as etapas do processo legislativo e experimentarão o dia a dia dos deputados brasileiros.

Como participar

Para participar do programa, o estudante deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares, ter entre 16 e 22 anos e não ter participado de outra edição do PJB. O aluno deve preencher a ficha de inscrição, anexar o Projeto de Lei de sua autoria e entregar esses documentos na sua escola, para que sejam encaminhados à Secretaria de Educação do Estado até dia 20 de junho. Caso o aluno tenha dúvidas de como elaborar um Projeto de Lei, a página do PJB oferece um tutorial.

As secretarias estaduais de educação devem enviar as inscrições e os projetos para a sede do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), em Brasília. O Conselho é responsável por encaminhar esses projetos à Câmara, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa irá selecionar os participantes.

O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto de 2011, na página Parlamento Jovem.