Estágio-visita é sucesso na Câmara

10/02/2017 08h09

Sex, 27 de Maio de 2011

Com um passeio pelo Eixo Monumental, encerrou-se na tarde dessa sexta-feira (27) a edição de maio do Programa Estágio-Visita de Curta Duração, oferecido pela Câmara dos Deputados. Desenvolvido desde 2003, o programa é destinado a estudantes universitários de todo o País, que, durante cinco dias, acompanham o funcionamento da Câmara dos Deputados, as Comissões e o Plenário.

Palestras, aulas sobre processo legislativo e outros assuntos, ministradas por orientadores do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), e visitação das dependências de diferentes órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo; aliando turismo à cidadania, o programa possibilita a universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.

A Câmara oferece aos universitários hospedagem, do início ao término do programa, e alimentação. As despesas com deslocamento ficam por conta do participante.

Cada deputado pode indicar, por ano, até 2 (dois) universitários para integrar o Programa, que será formado por turmas de, no máximo, 50 alunos. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa.

A estudante de jornalismo Jéssica Camargo veio de Florianópolis (SC) para conhecer a sede do Poder Legislativo. Visitando pela primeira vez a capital federal, a estudante afirma que vai levar para casa uma imagem muito positiva do funcionamento do Congresso Nacional. “O programa de visitação foi excelente. Com um roteiro muito interessante e com ótima organização, pudemos conhecer bastante as atividades do legislativo”. Recomendando a visita para os demais estudantes, a estudante afirmou ter tido uma “verdadeira lição de cidadania”

Já para o estudante de direito Marco Antônio, que veio de Natal (RN), a visitação superou as expectativas iniciais. O estudante vibrou com a oportunidade de acompanhar de perto a votação do Código Florestal, ocorrida entre a noite de terça-feira (24) e a madrugada de quarta (25). “Apesar de, inicialmente, não estar no roteiro, a votação complementou a ideia da visitação. Tivemos uma real noção do funcionamento do Legislativo”, ponderou.

Como participar

O estágio-visita é coordenado pela Segunda-Secretaria da Câmara, com o apoio técnico e logístico do Cefor, da Secretaria-Geral da Mesa, da Direção da Câmara e da Secretaria de Comunicação. Para participar, o universitário interessado deverá procurar um(a) deputado(a) do seu estado de origem para providenciar a inscrição e permanência do aluno em Brasília. A Câmara dos Deputados fornece café da manhã, almoço e hospedagem em convênio com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As despesas com passagens de ida e de volta deverão ser custeadas pelo estudante ou pela universidade a que esteja vinculado.