Em carta-depoimento, integrante do PJB 2010 elogia o programa
Seg, 28 de Março de 2011
Salvador-Ba, 24 de março de 2011
ILMª SRA.
COORDENADORA DOS TRABALHOS
STEFANIA SERZANINK
PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO
BRASÍLIA-DF
Pelo presente,
Como diz o grande poeta Fernando Pessoa “Existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. E isso é verdade, pois retrata fielmente o Projeto Parlamento Jovem Brasileiro.
Meu nome é Thiago Rocha Santana, sou filho de uma professora e um comerciante, tenho 17 anos.
Em breves palavras vou narrar alguns fatos que aconteceram e acontecem em minha vida.
Através de uma seleção acirrada, no início do mês de fevereiro de 2010, pude estagiar na Defensoria Pública do Estado da Bahia, obtendo treinamento prático no papel do futuro profissional, numa linha de formação, em situações reais de vida e trabalho, contribuindo, ainda, para o desenvolvimento do meu relacionamento interpessoal. Trabalhei até o fim deste ano.
Durante o desenrolar do ano passado, participei de diversas campanhas promovidas pela DPE-Ba, estando lado a lado com os problemas sociais, vendo de perto a necessidade da população carente, tentando ao máximo a resolução de tais questões.
No mês novembro estive em Brasília para participar de um dos maiores eventos jovens do país, o Parlamento Jovem Brasileiro, realizado pela Câmara dos Deputados.
O Parlamento Jovem é uma oportunidade ímpar para que os jovens conheçam melhor o Poder Legislativo. Durante uma semana, estive elaborando, discutindo e votando projetos de interesse da juventude brasileira. E compreendi que a Câmara, não se dedica somente à elaboração de leis, mas também a debates que contribuem para o desenvolvimento do país, para a formulação de políticas públicas e para o fortalecimento da democracia.
Na ocasião fui eleito por 45 dos 74 Deputados Federais Jovens, Vice Presidente do Parlamento Jovem Brasileiro, cargo este que se compara ao cargo do ex 1º Vice Presidente Deputado Marco Maia. Hoje represento os interesses de 50 milhões de jovens em todo o Brasil.
Na cidade em que nasci, Inhambupe-Ba, que têm cerca de 40 mil habitantes, houve uma grande repercussão acerca da minha viagem a Brasília. Fui notícia em jornal local, rádio, carros de som, e, principalmente, na boca do povo, onde fui assunto durante meses, permanecendo até hoje.
Fui congratulado pela Câmara Municipal, através da Vereadora Maria Isabel de Souza e Silva com uma bela Moção de Aplausos. Onde fiquei muito lisonjeado e orgulhoso, pois uma Moção de Aplauso é a maior homenagem que um munícipe pode receber.
Não deixando de lado a importância da participação ativa de um estudante secundarista na política, promovendo a democracia e a solidariedade, além de incentivo para outros jovens como eu, estou trabalhando para implantar o Grêmio Estudantil na escola em que estudava, para que aconteça o desenvolvimento do interesse político dos mesmos.
Atualmente moro em Salvador-Ba, migrei com o escopo de ampliar meus conhecimentos. Estou no primeiro período do curso de Direito na UNIVERSO- Universidade Salgado de Oliveira. Almejo ser um Juiz Federal.
Tento conciliar as idas e vindas para minha cidade natal, pois não abro mão de despertar o interesse político e social de outros jovens conterrâneos. Ressalto que é um compromisso meu, de continuar com os trabalhos em prol da população. Já tenho grandes projetos para desenvolver e grandes parcerias para realizar.
Espero contribuir mais uma vez para o exercício juvenil da cidadania e democracia, através do Parlamento Jovem Brasileiro, na edição subseqüente a que participei.
Na oportunidade firmo protestos de grande estima e consideração.
Thiago Rocha Santana
Vice-Presidente
Parlamento Jovem Brasileiro 2010
Estudante do Curso de Direito 1º Período.