Ecocamaradas iniciam as atividades de 2011

05/05/2017 14h38

Sex, 04 de Março de 2011

Os integrantes do Programa de Voluntariado Socioambiental da Câmara dos Deputados (Ecocamaradas) fizeram nesta quinta-feira (3) a sua primeira reunião do ano. Em evento no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (Cefor), além da tradicional recepção dos novos integrantes do programa, foram discutidas as diretrizes das políticas socioambientais da Casa e o calendário de atividades de 2011.

Além dos integrantes do grupo, o evento, intitulado “Encontro com os Ecocamaradas”, contou com a presença de Beloyanes Monteiro, coordenador do Programa de Voluntariado da Fundação SOS Mata Atlântica, e de membros do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara do Deputados (EcoCâmara).

O encontro fez jus à ideia de cooperação e mobilização características do trabalho voluntário, e que o próprio nome do grupo transmite. Reunidos em círculo, os Ecocamaradas fizeram uma breve apresentação do programa e logo partiram para uma rodada de apresentações. Foi exibido, ainda, um vídeo institucional sobre os resultados do trabalho do SOS Mata Atlântica.

Para um dos coordenadores do programa, Paulo Henrique Silva, a ideia é elevar a participação dos ecocamaradas nas atividades da Câmara. Para isso, pretende aumentar as reuniões de discussões do grupo, viabilizando um maior número de projetos. “No ano passado nós tivemos um encontro a cada dois meses. Para esse ano, pretendemos realizar encontros mensais”, afirmou.

A assessora técnica do EcoCâmara, Jacimara Machado, reforçou a importância dos trabalhos de prevenção de desperdícios e incentivo do uso sustentável dos recursos da Casa.“O objetivo do projeto não é só recolher objetos, mas, principalmente, conscientizar as pessoas sobre desperdício, levá-las a repensar processos, usar as cotas de material com parcimônia e criar consciência ambiental”, afirmou Jacimara.

O Coordenador do Programa de Voluntariado da Fundação SOS Mata Atlântica, Beloyanes Monteiro, destacou a importância da parceria com a Câmara dos Deputados. “O objetivo da SOS Mata Atlântica é falar para um público variado, e essa parceria com a Câmara nos permite ampliar esse alcance”, disse.

Ecocamaradas

Concebido para proporcionar um modelo de administração voltada para a sustentabilidade e conservação do Planeta, o “Ecocamaradas” – Programa de Voluntários de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados - tem superado as expectativas dos próprios integrantes do grupo.

Conforme divulgado pelo Blog da Visitação, ,o grupo teve uma atuação importante no processo de mudança de legislatura. Em pouco mais de dois meses de trabalho, a campanha chegou ao final com saldo positivo, com a participação de 92% dos gabinetes visitados, superando os 30% estabelecidos na meta inicial do programa.

Para participar do programa, bem como acessar o cronograma de encontros do grupo acessa o site do EcoCâmara no portal da EcoCâmara.