Divulgados os vencedores do Hackathon, a maratona hacker promovida pela Câmara dos Deputados

05/12/2016 10h36

Qui, 28 de Novembro de 2013 13:23 

Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, a Câmara dos Deputados realizou o 1º Hackathon, uma maratona hacker que promoveu um concurso de criação de aplicativos para aumentar a transparência do trabalho parlamentar e ampliar a compreensão do processo legislativo.

A comissão avaliadora do concurso, formada por especialistas em transparência, dados abertos e participação popular, escolheu três aplicativos como os vencedores da competição:

• Meu Congresso: aplicativo que reúne informações sobre o mandato dos parlamentares e as empresas que receberam pagamentos relacionados à cota parlamentar;
• Monitora, Brasil: app para celulares que possibilita o acompanhamento da assiduidade dos deputados e dos projetos propostos, realiza rankings, lista de Twitters e outras informações relativas ao mandato;
• Deliberatório: jogo de cartas offline que simula o processo de discussão e deliberação das proposições na Câmara dos Deputados.

Os prêmios deverão ser entregues aos vencedores em 11 de dezembro, em cerimônia na Câmara dos Deputados. Cada projeto receberá R$ 5 mil, prêmio concedido pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), patrocinador do concurso.

Projetos
No total, 22 projetos foram apresentados pelos participantes. Doze buscavam facilitar o conhecimento sobre deputados e seu trabalho, permitindo ao cidadão acompanhar a transparência do mandato e fornecendo subsídios para o controle social: Gênero & Participação, TEMA, Retórica, Meu Congresso, Monitora Brasil, PoliticaMe, Parlamentares no Radar parlamentar, Espia Câmara, A Base do Deputado, FuteCâmara, Cara a Cara do Congresso e Sistema do Índice de Transparência Parlamentar.

Outros três projetos enfocaram a participação popular, permitindo ao cidadão acompanhar projetos ou discussões de seu interesse e manifestar-se a respeito. São eles: e-Democracia app, Vigia político e IMMI (Isso Muito Me Interessa).

Os sete projetos restantes basearam-se em informações sobre o processo legislativo, em que o cidadão pode acompanhar as atividades da Câmara em suas redes sociais ou aprender mais sobre o processo legislativo utilizando aplicativos de jogos: Extrato Legislativo, Oi Câmara, Deliberatório, Olho na Câmara dos Deputados, Parlamento virtual, Opovounido.com, Infoseca.

Em breve, estes aplicativos estarão disponíveis em página do portal da Câmara, e, na medida do possível, serão integrados a outras informações, sistemas e aplicativos da instituição.

Mais informações sobre o Hackathon, os projetos e aplicativos do concurso estão disponíveis no telefone (61) 3216-6005 ou pelo endereço https://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/edulegislativa/hackathon/hackathon-maratona-hacker