Deputados Jovens tomam posse

07/02/2017 10h16

Ter, 27 de Setembro de 2011

Nesta terça-feira (27), a Câmara dos Deputados promoveu Sessão Solene para posse dos Deputados Jovens, participantes da oitava edição do Parlamento Jovem Brasileiro. A mesa foi presidida pelo deputado Luiz Fernando Arantes (PSDB/SP) que falou sobre a necessidade de participação dos jovens na vida politica e sobre a própria experiência no programa Estágio Visita.

Os parlamentares presentes na solenidade destacaram a importância da política para o crescimento do país. “É só na política que conseguiremos mudar o Brasil, por isso temos que incentivar a participação desses jovens. Precisamos de uma política para ajudar os cidadãos e deixar de lado a face podre dela”, afirmou o deputado Carlos Brandão (PSDB/MA).

O deputado Alberto Mourão (PSDB/SP) falou sobre a coletividade. Segundo ele é preciso retomar a ideia de um sonho comum, pois só assim é possível construir um país melhor. Já o deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ) defendeu a diversidade na política. “Fico feliz com a diversidade cultural e social dos participantes do Parlamento Jovem. É na diversidade que temos a verdadeira democracia. Espero que o que vejo aqui hoje esteja cada vez mais presente nessa Casa daqui para frente, que no futuro possamos ter mais negros, mais mulheres, homossexuais, indígenas e deficientes no poder”, enfatizou.

Eleição da mesa diretora

Após o encerramento dos discursos, os jovens parlamentares participaram da votação da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2011. Duas chapas participaram da votação. Representando a chapa 1, o candidato a presidência Marcos Saraiva (SP), discursou sobre a necessidade da pluralidade de ideias e sobre o papel da oposição para a manutenção da democracia. “Como diz o Hino Nacional: ´se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta’, nós estamos aqui para lutar”, finalizou.

Para candidata da segunda chapa, Phirtia Raianny, o país precisa se unir, ouvir vários pontos de vista e fazer o que é melhor para a coletividade. Ela citou o poeta Bertolt Brecht: "Há homens que lutam um dia, e são bons; há homens que lutam por um ano, e são melhores; há homens que lutam por vários anos, e são muito bons; há outros que lutam durante toda a vida, esses são imprescindíveis”. “Precisamos ser imprescindíveis”, encerrou e foi aplaudida por todos os presentes.

Ao fim da votação, a chapa 2 foi eleita com 53 votos. A mesa será formada pela representante do Rio Grande do Norte, Phirtia Raianny (presidente); o mineiro, João Max de Sousa (vice-presidente); o deputado do Rio de Janeiro, Marroni dos Santos (1º secretário); e de São Paulo, Charleston Gomes (2º secretário).

O PJB 2011

Os 77 representantes dos estados brasileiros chegaram a Brasília no domingo e desde segunda-feira (26) estão participando de diversas atividades educativas sobre política e cidadania. O PJB é uma oportunidade para que estes jovens possam simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais.