Deputado-mirim é finalista do concurso Causos do ECA

07/02/2017 09h51

Ter, 04 de Outubro de 2011

Preocupada com a formação cidadã dos jovens brasileiros, a Câmara dos Deputados realiza vários eventos voltados para esse público. Um dos mais importantes é o Câmara Mirim. O projeto possibilita o contato da criança com o legislativo e aumenta o interesse em assuntos de cidadania.

Essa semana a Coordenação de Relações Públicas recebeu um email da professora Norma, da Escola Joaquim de Figueiredo Correa, de Iracema, no Ceará. A educadora convida a assistir o vídeo A história de Marquinhos, sobre o menino Carlos Marcus, eleito deputado-mirim em 2009. Ele veio a Brasília para participar de uma sessão da Câmara, e na tribuna, falou da importância do ECA e do trabalho dos conselheiros tutelares. Em seu discurso, defendeu a formação e a correta remuneração desses agentes.

A repercussão das palavras de Marquinhos, filho de uma família humilde do sertão nordestino, gerou mudanças no processo de capacitação dos conselheiros em sua cidade. Assista o vídeo e veja como esta participação mudou sua vida e a vida do seu município. O vídeo está concorrendo para ser finalista do concurso 7º Causos do ECA.

O projeto Câmara Mirim
O Câmara Mirim acontece anualmente durante o mês de outubro e é a oportunidade das crianças entre 7 e 14 anos dar voz aos seus anseios. Cerca de dois meses antes do evento é possível criar e enviar propostas para o concurso, dentro de temáticas como: Educação, Saúde, Cultura, Esportes, Segurança Pública, Meio Ambiente, entre outros.

Na edição de 2011, foram mais de 1200 projetos enviados de várias regiões do país. A quantidade foi quase o dobro da edição anterior. Depois da etapa de envio, é a vez da Comissão Julgadora, formada por quatro servidores da Câmara dos Deputados, entrar em ação para escolher, entre as boas propostas, apenas três.