Crianças no poder

10/02/2017 08h13

Qua, 25 de Maio de 2011

Câmara Mirim está com inscrições abertas

Crianças matriculadas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de todo o País já podem se inscrever no programa Câmara Mirim. O evento, que está na 6ª edição, possibilita que crianças vivenciem o trabalho realizado pelos parlamentares na Câmara dos Deputados. Os interessados têm até o dia 2 de setembro de 2011 para enviar, pela internet, o seu projeto de lei. Se o projeto for enviado pelos Correios, o prazo é mais curto: até 29 de agosto.

Marcado para o dia 18 de outubro, no Plenário da Câmara, o programa sediará discussões e votação de três projetos de lei, selecionados entre todos os projetos enviados pelas crianças. Uma equipe de consultores escolherá os três melhores projetos, que, posteriormente, serão encaminhados pelo presidente da Casa às comissões temáticas, onde ficarão disponíveis como sugestões para possível apresentação por um deputado federal.

Conforme o regulamento, as propostas deverão tratar dos seguintes temas: educação, cidadania, cultura, esporte, turismo, saúde, segurança pública, economia, emprego, defesa do consumidor, agricultura ou meio ambiente. O resultado da seleção estará disponível em 19 de setembro no portal infantil Plenarinho.

Câmara Mirim

O Câmara Mirim é um programa educativo, promovido pelo Plenarinho, que simula uma sessão ordinária da Câmara dos Deputados. A primeira Sessão Mirim do Congresso Nacional foi realizada em 2006. Desde então, uma vez por ano, o plenário da Casa reúne crianças e adolescentes para discutir propostas de lei.

No dia do evento, alunos do ensino fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre todos os enviados pelas crianças. O evento dura aproximadamente 3 horas.
Mariana Schmidt, de Florianópolis (SC), participou da primeira Sessão Mirim, em 2006. Hoje com 17 anos, ela manda seu recado para os deputados mirins deste ano: “Desejo que, assim como aconteceu comigo, eles não deixem que a Sessão Mirim seja uma ‘experiência’, ‘um dia diferente’, mas que seja um ensaio para o que há de vir no futuro", disse. “Preocupei-me mais em assumir meu papel de cidadã”, lembra.
Escolas visitantes

As escolas interessadas em participar da Sessão do Câmara Mirim deverão fazer a inscrição no portal do Plenarinho e participar de um sorteio, que terá o resultado divulgado no site. Serão sorteadas até seis escolas, sendo três da rede pública e três particulares, e até cinco Câmaras Mirins Municipais. Cada escola poderá levar até 45 alunos e cada Câmara Mirim, até 8 vereadores mirins. Todos devem cursar entre o 5º e o 9º ano do ensino fundamental. Nesse caso, todas as despesas ficarão a cargo das escolas e Câmaras Mirins sorteadas.

Mais informações:
Plenarinho – (61) 3216-1805 ou 1804.