Conheça o Bosque dos Constituintes

06/02/2017 14h17

Qua, 11 de Janeiro de 2012

Parque é visita verde à história brasileira

O Parque Bosque dos Constituintes é um grande espaço verde localizado a 50 metros da Praça dos Três Poderes, na Capital da República. Tem cerca de 620 árvores, em sua maioria nativas do Centro-Oeste, frequentadas por mais de 55 espécies de aves silvestres, como o urutau, o bacurau-do-telhado, o gavião-de-coleira, a saíra-azul-turquesa e a ariramba-de-calda-ruiva, entre muitos outros - uma variedade que só é possível existir em um ambiente ecologicamente equilibrado.

O Bosque possui área de 70 mil metros quadrados, boa parte deles com bucólicos caminhos à sombra de árvores nativas do cerrado. Um passeio pelos seus gramados é um bom programa para quem gosta do contato com a natureza e também para quem tem interesse pela história do Brasil.

A maioria das árvores foi plantada pelos parlamentares que fizeram a Constituição de 1988, para marcar a inclusão, na nova Carta Magna, de um artigo inteiramente dedicado à preservação do meio ambiente, o de número 225, que estabelece que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a tratar de questões ambientais na sua Constituição. Daí a importância histórica do Bosque dos Constituintes, por manter vivo na memória nacional um capítulo crucial de sua história política recente. Ao mesmo tempo, o espaço verde bem próximo ao Palácio do Planalto, ao Supremo Tribunal Federal e ao prédio do Congresso Nacional serve como referência para a sustentabilidade, por meio dos inúmeros projetos de conservação e revitalização que atualmente funcionam no local.

Por iniciativa da Câmara dos Deputados, a área onde foram plantadas as mudas tornou-se Parque Bosque dos Constituintes, com a publicação do Decreto Distrital nº 29.641, de 24 de outubro de 2008. Em 4 de novembro do mesmo ano, o local foi formalmente adotado pela Câmara, dentro do programa “Abrace um Parque”, do Instituto Brasília Ambiental, do Governo do Distrito Federal (GDF). Com isso, a Câmara dos Deputados assumiu a manutenção e a conservação do Bosque dos Constituintes, intensificando o plantio de mudas, o combate às pragas sem agrotóxicos e os tratos culturais às árvores plantadas há mais tempo.

A meta para 2013 – quando a Constituição Cidadã completará 25 anos de existência – é alçar o Bosque à condição de Monumento Vivo e Histórico de Brasília.

História viva

No dia 4 de outubro de 1988, véspera da promulgação da Constituição Cidadã, os membros da Assembleia Nacional Constituinte foram convidados a plantar uma muda cada um na área próxima onde já estava erguida a enorme estrutura metálica do maior mastro do País para hasteamento da bandeira nacional e o Panteão da Pátria, dedicado aos heróis da nacionalidade brasileira.

Ulysses Guimarães, Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, Bernardo Cabral, entre outros deputados e senadores da época, por algumas horas, trocaram a articulação política pela atividade braçal e plantaram suas mudas de acácias, pau ferro, aroeiras, ipês, gonçalos e outros exemplares da flora brasileira. Mas eles foram originais também na forma de marcar sua opção pela ecologia: não plantaram uma única árvore, mas um bosque inteiro.

A visitação ao local é livre e gratuita, 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Saiba mais sobre a revitalização e a história do Parque Bosque dos Constituintes, clicando aqui.

Fonte: EcoCâmara