Congresso recebe número recorde de visitantes na Semana Santa

10/02/2017 08h32

Ter, 26 de Abril de 2011

21 de abril de 2011; comemoração do aniversário de 51 anos de Brasília, feriado de Tiradentes e, coincidentemente, feriado da Semana Santa, datas que não se cruzavam desde 2000. Com uma agenda cultural repleta de atividades, a feliz coincidência atraiu milhares de turistas para a capital federal.

Além de participarem das festividades do aniversário da cidade e conhecerem os famosos monumentos arquitetônicos, milhares de turistas encontraram na Esplanada dos Ministérios uma opção para conhecer outro lado da cidade: o turismo cívico.

A visita ao Congresso Nacional é ponto obrigatório deste tipo de roteiro e atrai por ano mais de 100.000 visitantes. Voltado para um público bem variado, o programa de visitação traz informações que contribuem para uma melhor compreensão sobre o funcionamento do Congresso Nacional e o papel das duas casas legislativas, além de expor o seu rico patrimônio artístico e cultural.

De acordo com a Coordenação de Relações Públicas da Câmara dos Deputados, foram registrados, de quinta-feira (21) até o domingo de Páscoa (24), quase 7.500 visitantes, número recorde para o período e superior aos 5 mil registrados no feriado de Carnaval.

A servidora Judite Britto Possidonio disse que, mesmo trabalhando há 8 anos com visitação ao Congresso, teve uma “grata surpresa” com a postura dos visitantes. “As pessoas tiveram muita boa vontade para escutar e participar. Ao contrário de outras ocasiões, tivemos poucas críticas e muitas perguntas sobre as atividades dos parlamentares”, explicou.

O agente do Departamento de Polícia Legislativa (Depol) Mizael Neto afirmou que, apesar do grande movimento, a visitação transcorreu normalmente. Para ele, algumas mudanças no trajeto da visitação permitiram um gerenciamento melhor do grande fluxo de pessoas. “Ao sair do gabinete da presidência, por exemplo, o grupo está usando uma porta alternativa o que, logisticamente, facilitou o controle do grupo”, disse.

“Visite o Congresso”

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal mantêm um serviço integrado de atendimento ao visitante. O programa “Visite o Congresso”, como é conhecido, funciona todos os dias da semana, das 9h30 às 17h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, em todos os meses do ano.

As visitas são exclusivamente conduzidas por guias treinados e o acesso é livre a qualquer interessado. Não há necessidade de agendamento, exceto quando em grupos acima de 15 pessoas, até o máximo de 50, e caso haja necessidade que a visita seja feita em idioma estrangeiro (inglês ou espanhol). Nestes casos, é exigido agendamento com hora marcada para que a equipe do Programa organize a recepção e os visitantes aproveitem o máximo das informações recebidas.

Para mais informações, acesso o site do programa "Visite o Congresso".