Congresso Nacional participa do Outubro Rosa

07/02/2017 09h48

Ter, 04 de Outubro de 2011

O Congresso Nacional vai receber uma iluminação especial na noite da próxima quarta-feira (5/10). Luzes na cor rosa, que alerta para o câncer de mama no mundo, vão iluminar os prédios do Senado e da Câmara. A iniciativa, que partiu do segundo-secretário da Mesa Diretora, deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), integra as ações do Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização pela conscientização da detecção precoce do câncer de mama.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - Femama. O evento prevê atividades ao longo de todo o mês, em várias cidades do país, onde destaca-se a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa, como o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro.

Em Brasília, além da iluminação inédita do Congresso Nacional, a programação do Outubro Rosa conta com uma palestra aberta, no dia 6 de outubro, às 9h, no auditório da TV Câmara, com as médicas Maira Caleffi, mastologista e presidente da Femama, e a médica do Departamento Médico da Casa, Salete Rios, que vão abordar a importância do acesso ao diagnóstico precoce e da agilidade no tratamento. Isso porque, se o câncer de mama for descoberto no início, pode ter até 95% de chances de cura. As especialistas também vão mostrar o cenário atual da problemática da doença no Brasil e as ações globais e locais das 51 associadas da federação.

Neste ano, a campanha nacional do Outubro Rosa é dirigida não só às mulheres, mas também às pessoas com quem elas convivem, visando conscientizar sobre a importância da detecção precoce da doença. O movimento, nacional e mundial, acontece paralelamente em diversos estados brasileiros e em outros países.

Números da doença
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. O Inca estima que este ano cerca de 50 mil mulheres vão ter a doença no país. Entretanto, é importante enfatizar que as chances de cura também são altas e chegam a 95%, se a enfermidade for descoberta precocemente.

No Congresso Nacional

Ato de lançamento do Outubro Rosa
Data: quarta-feira (5/10)
Hora: 18h30
Local: Salão Nobre

Palestra aberta com as médicas Maira Caleffi (Femama) e Salete Rios (Demed)
Data: quinta-feira (6/10)
Hora: 9 horas
Local: auditório da TV Câmara