Congresso homenageia os 70 anos da Força Aérea Brasileira

07/02/2017 07h06

Qui, 10 de Novembro de 2011 

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal homenagearam, em sessão solene realizada na manhã dessa quarta-feira (9), os 70 anos de trabalho e dedicação dos militares da Força Aérea Brasileira (FAB) na defesa da soberania nacional e garantia das instituições democráticas. A homenagem foi realizada por iniciativa do deputado Hugo Leal (PSC-RJ) e do senador Eduardo Amorin (PSC-SE).

Participaram da cerimônia o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito; o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), José Elito Carvalho Siqueira; o Vice-Almirante da Marinha, Walter Carrara Loureiro; e o General-de-Divisão do Exército, Araken de Albuquerque.

As homenagens começaram antes mesmo dos discursos dos parlamentares. Já na entrada do plenário, para recepcionar os militares, convidados e parlamentares, estava um ator que representava Santos Dumont, patrono da Força Aérea Brasileira. Ao lado dele, foram colocadas miniaturas de aeronaves, entre elas o P-3AM, avião de patrulha recém-integrado à FAB e que será empregado na defesa do Pré-Sal. Outro destaque foi a Banda da Base Aérea de Brasília, que tocou o Hino Nacional e o Hino dos Aviadores.

O deputado Hugo Leal (PT-SP) ressaltou momentos marcantes para a Aeronáutica, como a participação na Segunda Guerra Mundial, e destacou a atuação em missões internacionais, como nos terremotos do Chile e do Haiti. “Não poderíamos deixar de lembrar o caráter sócio-humanitário da Força Aérea”, disse.

Já o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) ressaltou os valores que pautam os militares da Aeronáutica no cumprimento de suas missões. "Ética, patriotismo, prontidão operacional e lealdade são a forma como a instituição pauta suas ações e é reconhecida nacional e internacionalmente”. Em seguida, manifestou sua admiração pela Instituição. “Como brasileiro, tenho muito orgulho da FAB", declarou.

Os investimentos na formação dos militares foram destacados pelo Deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG). Ele lembrou a construção das novas instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), organização militar que forma oficiais dentro da Força Aérea. Segundo ele, o novo CIAAR será uma unidade de excelência. “É a melhor escola da América Latina, a mais bonita e mais bem estruturada que temos para a formação de nossos oficiais.”