Congresso homenageia Dia Internacional da Mulher

05/05/2017 14h44

Qua, 02 de Março de 2011

Os eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher tiveram início hoje (1/03), com a realização de uma sessão solene no plenário do Senado. A sessão, proposta pelas bancadas femininas da Câmara e do Senado , foi presidida pela senadora Marta Suplicy (PT-SP) – primeira vice-presidente do Senado – e co-presidida pela deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) – vice-presidente da Câmara dos Deputados. Na ocasião, houve a entrega do Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, uma homenagem prestada a brasileiras com relevantes serviços prestados ao País.

O Diploma foi entregue à integrante da Federação Democrática Internacional de Mulheres, Maria Liége; à pedagoga e escritora Chloris Casagrande; à empresária Maria José Silva; à psicopedagoga Maria Ruth Barreto; e à sindicalista Carmem Helena Foro. Maria Ruth Barreto, uma das agraciadas, ressaltou a importância da homenagem: “Receber este diploma é uma honra, pois Bertha Luz abriu o caminho para a consolidação do papel político e social da mulher no Brasil”.

Bertha Lutz, que dá nome ao diploma, era filha da enfermeira inglesa Amy Fowler e do cientista e pioneiro de Medicina Tropical Adolfo Lutz. Ela foi uma das principais responsáveis pela aprovação da legislação que deu às brasileiras o direito de votar e ser votadas.

A sessão contou com a presença de mulheres ilustres, como a ministra da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, e a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Também presente no início da sessão, o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), lembrou que o papel da mulher na política brasileira ganhou amadurecimento com a eleição da Presidenta Dilma Rousseff e elogiou a predominância de mulheres em uma sessão do Congresso.

“A presença feminina abrilhanta e torna mais efetiva a função do Congresso Nacional”, elogiou Sarney. Já o presidente da Câmara, Marco Maia, disse que o debate sobre os direitos das mulheres será uma discussão permanente na Câmara dos Deputados. A bancada feminina no Senado Federal conta com 12 senadoras, enquanto são 45 deputadas federais ocupando a bancada na Câmara.

Exposição

Outro evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher é a exposição sobre os 5 anos da Lei Maria da Penha. A mostra acontecerá entre os dias 2 e 31 de março, no corredor de acesso ao plenário Ulysses Guimarães, e contará com fotos, textos, vídeos e documentos que vão descrever o histórico das conquistas das mulheres no Brasil.