Comissão especial da Câmara estuda propostas de reformulação do Ensino Médio
Qua, 20 de Fevereiro de 2013
A Câmara analisa uma proposta de reforma do ensino médio, que envolve mudanças na grade curricular e na formação de professores. A Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio ouviu ontem, 19, a professora Carmem de Castro Neves, representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição ligada ao Ministério da Educação que estimula o aperfeiçoamento de professores, inclusive os do ensino médio.
Criada em maio deste ano, a comissão especial pretende apresentar uma proposta de alteração na legislação atual sobre o ensino médio, com uma reformulação do currículo. O presidente da comissão, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), entende que, atualmente, o ensino médio não cumpre suas finalidades de preparar o jovem para a continuidade do estudo e para o mundo do trabalho. Ele considera que o ensino médio se transformou em mera etapa intermediária de acesso à universidade. "E nem como etapa intermediária ele cumpre seu papel, porque não desperta no jovem sua vocação acadêmica, sua vocação à pesquisa, à ciência", diz.
A comissão especial vai percorrer os estados ouvindo experiências bens sucedidos na área de educação. O relatório final será apresentado no segundo semestre. Além de projetos de lei, os deputados vão sugerir novas ações ao Ministério da Educação.