Câmara recebe marcha dos prefeitos

10/02/2017 08h31

Qui, 12 de Maio de 2011

A Câmara dos Deputados foi palco, na manhã dessa quarta-feira (11), da 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. No encontro com o presidente da Câmara, Marco Maia, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, pediu a votação de projetos considerados prioritários pelos municípios, como a regulamentação da Emenda 29 e o veto presidencial sobre a distribuição de royalties do petróleo. Em seguida, o presidente da CNM recebeu a Medalha de Honra do Congresso.

Durante a cerimônia, alguns prefeitos protestaram contra o cancelamento da sessão de ontem do Congresso que analisaria vetos presidenciais. Acolhendo as críticas, Marco Maia explicou que há um compromisso da Câmara para votar as propostas de interesse dos municípios, mas afirmou que é preciso viabilizar acordos para colocar esses temas em pauta. Segundo ele, ainda não há previsão de data para essas votações.

A Câmara dos Deputados, por meio da Seção de Visitação, distribuiu aos visitantes um kit contendo um cartão postal institucional, um folder sobre acessibilidade e “Momento de Criação” – livreto que contém uma síntese de ideias sobre Brasília e o Congresso Nacional, com foco na Câmara dos Deputados.

Após as solenidades, vários participantes aproveitaram para fazer a visita guiada ao Congresso Nacional. Como o prefeito de Salvador das Missões (RS), Olavo Inácio Hass, que aproveitou o horário do almoço para conhecer melhor a Câmara. “Mesmo já tendo visto o Congresso Nacional, a visitação me proporcionou uma experiência nova. Fomos muito bem recebidos pelos guias e o passeio foi muito produtivo”, afirmou.

A prefeita Maria Sebastiana Cecé Cardoso Priosti, de Taquarivaí (SP), também aproveitou. "Já visitei o Congresso outras vezes, mas pela primeira vez subi a rampa”, comentou enquanto se preparava para tirar uma foto. “A visitação é ótima, os guias são amigáveis e prestativos."

A guia Valéria Melo destacou a importância da recepção na cerimônia e na condução dos prefeitos pelas dependências da Casa. “Além de conduzir o passeio dos prefeitos pelo prédio, também ajudamos na organização da entrada das autoridades pela rampa de acesso ao Congresso Nacional”, explicou.