Câmara recebe exposição itinerante

07/02/2017 10h19

Qui, 22 de Setembro de 2011

21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Após a realização da sessão solene em homenagem ao Dia, na segunda-feira, a Câmara dos Deputados deu continuidade às comemorações, na tarde dessa quarta-feira (21), com a abertura da exposição itinerante "Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência", da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Participaram do evento, além de servidores da Casa e parlamentares, a diretora da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ana Paula Crosara, o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira e a gestora do Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados, Adriana Jannuzzi.
“Se fosse fácil não seria um dia de luta”. Ressaltando a batalha diária das pessoas com deficiência por todo o Brasil, Adriana Jannuzzi exaltou a importância que a Câmara tem dado às questões de acessibilidade, não apenas na criação e fortalecimento das leis vinculadas à acessibilidade, mas também na adaptação das estruturas do próprio Congresso Nacional. Jannuzzi disse, ainda, que toda a sociedade deve participar dessas reivindicações. “A luta das pessoas com deficiências não é apenas delas e de suas famílias, mas de todos nós que acreditamos que essa é uma causa justa e que vale a pena lutar”, afirmou.

O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, brindou a iniciativa da Câmara dos Deputados de promover as reivindicações das pessoas com deficiência e destacou a parceria entre o executivo e o legislativo na luta pelos direitos dessas pessoas.“Que possamos juntos, executivo e legislativo, dar continuidade às lutas e às conquistas das pessoas com deficiência física”, disse. A diretora da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ana Paula Crosara, afirmou que “essa luta faz parte de um processo de efetivação dos direitos humanos na sociedade brasileira e que, por isso, devemos comemorar diariamente nossas conquistas”.

Encerrando o evento e dando tom festivo ao mesmo, a Associação Cultural Namastê de Arte Inclusiva apresentou um espetáculo de dança.

21 de setembro O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído em 1982. A data de 21 de setembro ficou definida pela proximidade com o início da primavera e por ser a data escolhida para a celebração do Dia da Árvore, representando, assim, o nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. Este dia é, desde então, um momento para refletir e formar novos valores sociais na percepção da sociedade sobre a pessoa com deficiência.

Visitação e inclusão social A Câmara dos Deputados e o Senado Federal mantêm um serviço integrado de atendimento ao visitante. O programa Visite o Congresso, como é conhecido, funciona todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, em todos os meses do ano. Para as pessoas com deficiência, são oferecidas visitas guiadas às instalações da Câmara dos Deputados nas modalidades tátil, para pessoas com deficiência visual, e em Libras (Língua Brasileira de Sinais), para quem tem deficiência auditiva. As vagas são limitadas. Para agendar a visita, basta ligar para (61) 3216-1771 ou enviar e-mail para visitas@camara.gov.br .

Serviço:
Exposição Itinerante "Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência"
Data: De 19 a 30 de Setembro
Visitação: das 9h30 às 17h30
Local: Salão Branco do Congresso Nacional.