Câmara recebe exposição de arte africana

07/02/2017 07h45

Sex, 14 de Outubro de 2011

Foi aberta na última quinta-feira (13/10), na Câmara, a exposição Expressões Africanas, que ficará no Salão Branco da Casa até 20 de outubro. A mostra reúne acervo de 15 embaixadas de países africanos e é uma organização da Fundação Cultural Palmares, em comemoração ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. Estão expostas peças artesanais, artefatos, quadros, móveis e esculturas que retratam a cultura da África do Sul, Angola, Botsuana, Benin, Cabo Verde, Cameroun, Costa do Marfim, Egito, Gana, Guiné-Equatorial, Guiné-Bissau, Mauritânia, Moçambique, Namíbia e Quênia.

Para o curador da exposição, o professor do Instituto de Artes e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade de Brasília (UnB), Nelson Inocencio a exposição é uma oportunidade para desmistificar a arte africana. “Existe uma ideia de que a arte africana é uma arte primitiva. Nosso propósito é defender um outro olhar, proporcionar uma perspectiva didática e educativa com suas características e referências estéticas”, diz.

Nelson afirma que divulgar as expressões artísticas promovidas na África é uma forma de promover a pluralidade e a diversidade, e lembrar o quanto os povos africanos contribuíram para a formação da identidade de vários países.

Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes

O ano de 2011 foi eleito pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, com o objetivo de erradicar a discriminação racial contra o africano e seus descendentes, que são os povos mais vitimados pelo racismo. Neste ano, ganham destaque medidas relacionadas à maior participação do negro nas políticas públicas, bem como as ações que têm por objetivo fornecer uma maior informação cultural sobre os povos, as tradições e a diversidade cultural da África e seus descendentes.

Exposição Expressões Africanas

Data: de 13 a 20 de outubro de 2011
Horário: das 9h30 às 17h30 (Todos os dias, inclusive aos fins de semana)
Local: Salão Branco da Câmara do Deputados
Entrada franca