Câmara realiza cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Legislativo

06/02/2017 15h25

Qui, 01 de Dezembro de 2011

A Câmara dos Deputados realizou nessa quarta-feira (30) a cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Legislativo. Criada em 1983, a medalha é a maior honraria concedida pela Câmara dos Deputados a pessoas com relevantes serviços prestados ao País, e entregue anualmente por indicação de líderes partidários e membros da Mesa Diretora da Casa. Neste ano, foram condecoradas 37 pessoas e 2 entidades.

Entre os homenageados estão parlamentares, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e o deputado estadual do RJ Marcelo Freixo; magistrados, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Aires Brito; pesquisadores, como o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara; e líderes religiosos, como o arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e o vice-presidente do Conselho de Ministros Evangélicos, Silas Malafaia.

Duas instituições também foram premiadas: o hospital infantil Varela Santiago e o programa educacional de resistência às drogas e à violência, ambos do Rio Grande do Norte.

A diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Rosa, também foi agraciada, sendo a mais aplaudida. Sobretudo por causa da atuação de sua instituição no projeto de aprovação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10).

O presidente da Câmara, Marco Maia, exaltou a importância do evento e afirmou que o Poder Legislativo deve estar atento às mais variadas atividades desenvolvidas na sociedade, buscando “corroborar as grandes demonstrações de ética e de democracia dos cidadãos". Marco Maia disse, ainda, que a medalha expressa o agradecimento da Câmara dos Deputados pelo trabalho ético e a responsabilidade cívica dos agraciados.