Câmara promove seminário sobre sustentabilidade

10/02/2017 08h00

Qui, 09 de Junho de 2011

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou hoje, quinta-feira (9), o Seminário Sustentar XXI. Durante o evento, que faz parte das comemorações da Câmara dos Deputados pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, foram discutidas ameaças à sustentabilidade, políticas públicas na área de energias renováveis e apresentados modelos empresariais de boas práticas ambientais.

Um dos pontos destacados pelos palestrantes é a finitude do Planeta Terra, já que ao mesmo tempo que os recursos naturais são finitos, as demandas parecem ser infinitas. Por isso, a importância de conseguir gerar energia com sustentabilidade, questão em que o Brasil está a frente de vários países. Segundo dados da Agência Internacional de Energia, o país já produz 86% de energia limpa, mas ainda é muito dependente das fontes hidráulicas.

Segundo Miguel Rossetto, presidente da Petrobrás Biocombustível, um dos desafios deste século é avançar na tecnologia para aproveitar mais os recursos e assim aumentar a produtividade. E destacou que uma das vantagens brasileiras é a diversidade de fontes energéticas. “Temos várias energias complementares e isso torna possível manter um equilíbrio entre os impactos e os fatores positivos delas da melhor forma”, ressaltou.

No fim da tarde, o presidente da comissão, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), anunciou que a Câmara e o Senado estão lançando o projeto Parlamento Zero, que tem como objetivo criar uma estação de compensação de forma a tornar neutra a emissão de gases causadores do efeito estufa. “Não temos condições de parar de emitir esses gases, mas podemos recuperar os danos que causamos. Queremos mostrar que a Câmara não está só criticando, estamos sendo pró-ativos. Acredito naquele ditado que diz que temos de dar o exemplo em casa”, afirmou.
Foto: Gustavo Lima, Setor de Fotografias da Câmara dos Deputados (Sefot).