Câmara lança Parlamento Jovem 2011
Qui, 24 de Março de 2011
"Aqui você representa muito”. Com esse slogan foi lançado, na manhã desta quinta-feira (24 de março), no Centro de Formação da Câmara dos Deputados, o Parlamento Jovem 2011. O PJB é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais.
Dezenas de professores e representantes das secretarias de Educação de todo país, que coordenam a iniciativa nos estados, participaram da cerimônia de lançamento, assim como os deputados que integram a Comissão Executiva do PJB e os servidores do Cefor e da Coordenação de Relações Públicas, responsáveis pela organização do projeto.
O PJB, que vai acontecer entre 26 e 30 de setembro, e vai reunir 78 estudantes de todos os estados, ocorrerá pela oitava vez, já que tem sido realizado desde 2004. De lá para cá, houve a participação de 546 jovens parlamentares que, na prática, são alunos do ensino médio. Nesse ano, uma novidade: além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também poderão participar.
Espera-se, assim, não só elevar o grau de conscientização política dos alunos, como também aumentar o número de inscritos. “Trabalhamos com a meta de mil inscrições. E para isso contamos muito com o empenho de cada um de vocês”, afirmou Flavio Elias, diretor da Coordenação de Relações Públicas, dirigindo-se aos professores. “São vocês que fazem a mobilização dos estudantes e promovem a educação para a cidadania”, lembrou.
A partir da experiência da imersão parlamentar, os jovens criam projetos de lei próprios, que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo. Projetos de relevância já foram apresentados, e alguns inclusive aproveitados por deputados para criar novas proposições. Projetos que “dispõe sobre a instalação de captação de água de chuvas nas escolas públicas” e que “ abre linha de crédito para produtores rurais migrarem da agricultura convencional para a orgânica” figuram como exemplos de proposições apresentadas pelos parlamentares jovens.
Tema livre
Além dos professores, o evento também contou com a participação de representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). A secretária de Educação do Amapá, Miriam Correia Silva garantiu ampla divulgação do projeto por meio do Conselho. “Vamos mobilizar todas as secretarias de Educação dos estados. Este ano a luta é por uma participação maciça”, previu.
Em 2011 o PJB não terá tema específico, ao contrário de outros anos, quando assuntos como Meio-Ambiente e Mercado de Trabalho foram a tônica das discussões. O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) é um dos parlamentares que compõem a Comissão Executiva do PJB e se mostrou estusiasmado pela iniciativa. “ O grande impacto do PJB é a devolução do prazer de participar da política e da construção da coisa pública. É preciso ritualizar a ampliação da participação popular, para que os alunos não reproduzam o preconceito de que a política se faz com sujeira e corrupção.”

Também integrante da comissão, a deputada Professora Dorinha (Dem-To) reforçou o coro sobre a distorção que a política sofre por parte da opinião pública. “Se não conseguirmos mobilizar a juventude para que compreenda a importância da política e do parlamento, acaba sobrando espaço a ser ocupado por gente que não tem compromisso”, declarou a deputada.
Exemplo ressonante do resultado de programas de participação popular junto a instituições do estado democrático de direito, é a trajetória do deputado Luiz Fernando Machado (PSDB-SP). Egresso do movimento estudantil paulista, ele participou, em 2004, do programa Estágio Visita, também coordenado pela Câmara dos Deputados.
O programa traz alunos da graduação para visitarem os palácios e instituições públicas dos três poderes, em Brasília. Encantado com as possibilidades de transformação da sociedade oferecidas pelo poder público, Luiz Fernando se tornou vereador, vice-prefeito de Jundiaí e, na última eleição, conquistou uma cadeira de deputado federal com 129.620 votos.
Hoje, o deputado é um dos integrantes da Comissão Executiva do Parlamento Jovem Brasileiro. “Ainda guardo a pastinha azul que ganhei aqui do Cefor. Fico sensibilizado com o empenho dos servidores da Casa que organizam essa importante contribuição à formação cidadã de nossos jovens”, observou.
Também estiveram presentes os deputados federais Gabriel Chalita (PSB-SP) e Reginaldo Lopes (PT-MG). Entretano, os parlamentares não puderam compor a mesa do evento, devido a outros compromissos agendados.
Fotos: Brizza Cavalcante