Câmara lança novo portal e-Democracia

10/02/2017 07h55

Qua, 15 de Junho de 2011

Nesta quarta-feira (15) a Câmara promoveu o lançamento nacional do novo portal e-Democracia e da comunidade virtual legislativa de política sobre drogas, “Drogas Não”. O evento contou com a presença do grupo Batucadeiros cantando o Hino Nacional, da autora de novelas Glória Perez, do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, entre outros.

O e-Democracia é um portal de interação da Câmara com o objetivo de promover e incentivar a participação da sociedade no processo de elaboração de leis. Qualquer cidadão pode se cadastrar e postar sua opinião nos fóruns, participar de bate-papos, responder enquetes e até mesmo participar da construção de um projeto de lei.

A comunidade “Drogas Não” tem o objetivo de trazer a sociedade para o debate sobre entorpecentes e auxiliar os parlamentares na elaboração de uma Política Pública sobre drogas. A novelista Glória Perez, que ganhou vários prêmios pela campanha anti-drogas que promoveu há dez anos em novela transmitida em rede nacional, disse estar orgulhosa por ter conseguido fazer uma campanha que realmente tocou as pessoas.

“O grande mérito da campanha é que ela foi feita com ex-dependentes, sem nenhuma hipocrisia. Eles diziam 'Eu pude, você também pode'. Isso incentivou muitas pessoas a buscarem ajuda para elas mesmas e para familiares que enfrentavam o problema”, explicou. A autora ainda destacou que o Brasil vive um momento crítico, pois, a cada dia, novas drogas chegam ao mercado e arrastam mais jovens para a dependência química.

A Secretária de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, afirmou que ouvir a população é a melhor forma de responder com eficiência às necessidades da mesma.“Essa comunidade no e-Democracia é um grande avanço na Política Pública sobre drogas no Brasil. Mostra que o Congresso Nacional está ouvindo o barulho que vem das ruas, ouvindo aqueles para quem as leis são feitas”, ressaltou.

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), Presidente da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas, também destacou a importância de promover o debate direto com os cidadãos. De acordo com ele, por meio da nova comunidade virtual, será possível “combinar a representação indireta com a participação direta”.

O deputado Marco Maia encerrou o evento lembrando que a luta contra as drogas não pode ser feito apenas com mudanças na legislação. “Só seremos capazes de enfrentar e resolver esse problema se formos capazes de envolver toda a sociedade”, afirmou. Para ele, o portal “é mais um instrumento criado para aproximar o cidadão do debate legislativo e permitir que as contribuições da sociedade efetivamente ajudem a constituir novas leis que possam dar as respostas que a população almeja”.

O visitante Rui da Rocha e sua esposa, Maria da Lúcia da Rocha, vieram de Minas Gerais e aproveitaram para conhecer a Câmara. Eles acompanharam o evento e aprovaram a iniciativa. “Esse assunto é muito importante, precisamos salvar a nossa juventude, dar todo apoio a essa iniciativa”, afirmou Rui. “Temos que participar, só reclamar não resolve”, completou Maria.