Câmara lança audiolivro sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

10/02/2017 08h01

Qua, 08 de Junho de 2011

Política Nacional de Resíduos Sólidos em audiolivroDando sequência ao ciclo de eventos que marcam o mês do Meio Ambiente na Câmara dos Deputados, aconteceu nessa terça-feira (7) o lançamento do audiolivro sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Participaram do evento o deputado Doutor Ubiali (PSB-SP); o diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados (Cedi), Adolfo Furtado; a chefe da Assessoria de Projetos e Gestão da Casa (Aproge), Iara Beltrão; e a diretora da Coordenação da Edições Câmara, Maria Clara Bicudo.

Com um novo formato e apresentando o texto integral da lei n.º 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), essa edição também inclui o decreto n.º 7.404, de 23 de dezembro de 2010, o qual regulamenta a lei e cria dois comitês: o interministerial da política e o orientador para a implantação dos sistemas de logística reversa. Foram distribuídos aos participantes do evento exemplares da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Audiolivro.

O deputado Dr. Ubiali (PSB-SP) classificou como um avanço a mobilização do Congresso Nacional no mês do meio ambiente. Ele afirmou a importância de se discutir não apenas o destino final dos resíduos, mas cada etapa do processo. “Não se trata apenas de regulamentar o descarte dos resíduos sólidos, é necessária igual atenção à redução da produção desses”, ponderou.

Segundo o diretor do Cedi, Adolfo Furtado, tanto o audiolivro quanto todo o restante da programação da Câmara para este mês de reflexão sobre as questões ambientais têm um objetivo fundamental: chamar a sociedade para o debate. “Procuramos levar essa discussão aos diferentes setores da sociedade. O audiolivro não é destinado apenas aos deficientes visuais, mas a todos que tenham interesse pelo assunto”, explicou.

O servidor da Rádio Câmara Edson Júnior, que tem deficiência visual, aprovou a iniciativa de confecção do audiolivro. Ele explicou que, diferente de sistemas clássicos como o Braille, os textos em áudio possibilitam a transmissão de um conteúdo maior e um decurso de tempo bem menor. “Gosto muito de materiais nesse formato. É um ramo editorial que vem crescendo satisfatoriamente por conta das facilidades que proporcionam para os deficientes visuais e para o público em geral”, afirma.

É possível fazer o download da obra na página da Edições Câmara e da Biblioteca Digital, no portal da Câmara dos Deputados.

Foto: Saulo Cruz, Setor de Fotografia da Câmara dos Deputados - Sefot.