Câmara Federal recebe esposas de adidos no Brasil

05/12/2016 10h39

Seg, 06 de Maio de 2013

Índia, Vietnã, Tailândia, México, Polônia. Esses foram alguns dos 13 países representados durante visita institucional no Congresso Nacional na tarde de quinta-feira, 2 de maio. Mulheres e familiares de adidos militares no país conheceram as dependências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em dois grupos. Um foi guiado em espanhol e o outro em inglês.

A ideia de reunir as estrangeiras surgiu de Sônia Couto, esposa do ex-adido brasileiro em Israel, Coronel Couto Filho. Ela e a mulher do adido mexicano entraram em contato com outras esposas e reuniram 22 representantes. “A ideia deu certo. Agora elas vão contar para outras mulheres e voltaremos para mais visitas”, afirma Sônia.

Elas passaram pelo Salão Verde, onde conheceram O Anjo, escultura do artista Alfredo Ceschiatti, e os famosos azulejos de Athos Bulcão. Os presentes dados à Casa por autoridades internacionais, expostos no Salão, também chamaram a atenção. Deborah Singh, indiana moradora de Brasília há dois anos, identificou o pavão feito com pedras preciosas, presente do seu país de origem. “É muito interessante ter essas peças expostas. Muito bonito.”

Em seguida, já no Salão Azul, demonstraram interesse pelo discurso dos senadores transmitido ao vivo no telão fora do plenário. A guia de visita explicou às visitantes que todas as sessões plenárias são filmadas e divulgadas pela televisão. “É um direito do cidadão saber o que acontece lá dentro”, destacou.

Na Praça das Bandeiras, o grupo tirou fotos ao lado das bandeiras que representam os estados brasileiros, o Distrito Federal e o país. “É tudo muito grandioso, muito bonito. Não dá para ter noção do tamanho do palácio pelo lado de fora”, afirmou a vietnamita Linh, que estava acompanhada do filho. Ao fim da visita, receberam kits informativos do Congresso, além de cartões postais que podem ser enviados para qualquer lugar do mundo de forma gratuita. A polonesa Aleksandra Zmarzlinska volta para casa com planos para a próxima visita: “Vou ter que trazer meu marido.”

Visite a Câmara
A visita é gratuita, conduzida por guias treinados e está disponível para pessoas de todas as idades. Funciona das 9h30 às 17h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. Não há necessidade de marcação prévia, exceto para grupos acima de 15 pessoas e/ou para atendimento em libras, inglês, francês ou espanhol. Nesses casos, agende a visita pelo site: https://www.camara.leg.br