Câmara faz homenagem aos 90 anos da Folha de São Paulo

05/05/2017 14h56

Ter, 22 de Fevereiro de 2011

A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta terça-feira (22), às 11h, sessão solene em homenagem aos 90 anos do jornal Folha de São Paulo. Presidido pelo presidente da Câmara, Marco Maia, o evento contou com a participação do editor-executivo da Folha de São Paulo, Sérgio Ávila; do representante do Ministério da Defesa, Brigadeiro Sérgio Freitas; do secretário-geral da Mesa, Sérgio Sampaio; da senadora Marta Suplicy e da articulista da Folha Maria Cristina Frias, além de diversos parlamentares.

Após o discurso de abertura da sessão, proferido pelo presidente da Casa, no qual o deputado Marco Maia exaltou o “insubstituível papel da imprensa na consolidação da democracia no país”, foi exibido o documentário "Toda a Folha". Produzido em janeiro e fevereiro deste ano, o documentário mostrou os bastidores do funcionamento do Jornal, além de trazer depoimentos de leitores e de colunistas.

Responsável por solicitar a sessão, o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) exaltou a participação da Folha de São Paulo na abertura política e no processo de democratização do Estado brasileiro. “A Folha servirá para o bem da democracia, fazendo do conteúdo seu maior capital e o do apartidarismo seu estandarte”, afirmou.

O jornalista da Folha Fernando Rodrigues considerou muito importante a homenagem feita pela Câmara dos Deputados aos 90 anos do Jornal. O colunista destacou que a sessão solene reafirmou, sobretudo, o valor da liberdade de expressão para o Poder Legislativo. “Ao chamar a atenção para a celebração dos 90 anos de um jornal como a Folha de São Paulo, na realidade, se está celebrando a liberdade de imprensa e de expressão, e este é um sinal importante para a sociedade”, refletiu.

Apesar de célebres, as sessões solenes em homenagem a veículos de Comunicação Social são relativamente comuns na Câmara dos Deputados. Só nos últimos 10 anos, foram agraciados os jornais “A Crítica”, de Manaus; o Jornal do Tocantins; a Gazeta do Povo, de Curitiba; o Vale Paraibano, de São José dos Campos; o Diário de Cuiabá; o Correio Braziliense, do Distrito Federal; o Globo, do Rio de Janeiro, além do grupo RBS, do Rio Grande do Sul e a Rede Globo, do Rio de Janeiro.

Além dos referidos meios de comunicação, já foram brindados em tais cerimônias os 20 anos das “Diretas Já”, os 50 anos da construção de Brasília, os 180 anos do Poder Legislativo e até o centenário do voo do avião 14 bis.