Câmara expõe fotografias sobre cultura afrodescendente
Qua, 26 de Janeiro de 2011
O Espaço Cultural Zumbi dos Palmares volta a apresentar, até a próxima segunda-feira (31), a exposição fotográfica "Benin-Bahia, mensagens do ultramar". Sediada na galeria do 10º andar do Anexo IV, a exposição retrata de um modo intimista as semelhanças culturais e religiosas entre Brasil e Benin.
Um intercâmbio cultural. É assim que as 60 imagens conseguem retratar manifestações semelhantes entre Brasil e África. O ensaio resume parte do trabalho da premiada antropóloga, jornalista e fotógrafa italiana Patrizia Giancotti.
Patrizia, que estuda e fotografa o Brasil há quase trinta anos, elaborou sua tese de Antropologia sobre as mulheres no Candomblé. Durante esse período, produziu vários ensaios fotográficos sobre a cultura afrodescendente, tendo recebido pela embaixada do Brasil em Roma a condecoração da Ordem do Cruzeiro do Sul, “como agradecimento pela atividade cultural desenvolvida sobre o Brasil”.
O artista plástico Roberto Pereira, que passou pela exposição, gostou muito do trabalho e disse ter ficado surpreso com a semelhança entre a cultura brasileira e a africana. "Em algumas fotos, tive que ler a legenda para saber se era uma fotografia do Brasil ou da África", comentou.
Serviço
Exposição fotográfica "Benin-Bahia", mensagens do ultramar.
Local: Anexo IV, 10º andar
Visitação: 20 a 31 de janeiro de 2011, das 10 às 17 horas.
Entrada Franca
Livre para todas as idades