Câmara entrega Prêmio Darcy Ribeiro

07/02/2017 07h35

Qua, 26 de Outubro de 2011

A Comissão de Educação e Cultura promove hoje, às 17 horas, a entrega do Prêmio Darcy Ribeiro. Concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura e a Mesa Diretora da Câmara, o prêmio reconhece instituições ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.A data da cerimônia, que será realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, foi escolhida em homenagem aos 89 anos do nascimento de Darcy Ribeiro.

O prêmio, considerado o maior sobre educação no país, é concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura a três pessoas ou entidades que se destacaram na defesa e na promoção da educação. Os vencedores deste ano são: Instituto Guga Kuerten (IGK), de Florianópolis (SC); Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), da Secretaria da Educação da Bahia; e Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), do Rio de Janeiro.

Conheça os três vencedores:

Programa Todos Pela Alfabetização (Topa)

O Topa foi criado em 2007 para reduzir o índice de analfabetismo na Bahia. Até 2011, o programa já atendeu a 841 mil pessoas e está presente em 407 municípios. Ele traz, na sua concepção, a garantia do direito à alfabetização dos baianos. Para isso, a Secretaria da Educação firmou parceria com as prefeituras municipais e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas.

Instituto Gustavo Kuerten

O IGK é uma associação civil sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Florianópolis (SC). Lançado oficialmente no dia 17 de agosto de 2000, seus objetivos são exclusivamente educacionais, esportivos e sociais, de caráter filantrópico. O Instituto Guga Kuerten (IGK) surgiu como uma forma de organizar e ampliar o envolvimento da família de Guga em ações sociais.

Escola Sesc de Ensino Médio (Esem)

Fundada em 2008, a A Escola SESC de Ensino Médio (Esem) tem como meta proporcionar tanto a base para o ingresso no ensino superior e quanto as ferramentas para o mercado de trabalho, formando jovens sob o signo da diversidade e preparando-os para o mundo do trabalho e para o exercício da liderança e da cidadania. A Esem é uma escola-residência localizada no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde residem cerca de 500 alunos provenientes de todos os estados e do Distrito Federal, juntamente com os professores e seus familiares.