Câmara dos Deputados comemora Dia das Crianças com ação socioambiental

05/12/2016 10h36

Ter, 15 de Outubro de 2013 

O Dia das crianças precisa ser um dia especial para todas as crianças. Este ano, a Seção de Manutenção de Jardins e o Comitê de Gestão Socioambiental - EcoCâmara - da Câmara dos Deputados se uniram em torno de uma ideia: dar às crianças uma experiência divertida em meio à natureza.

A proposta era visitar o Viveiro da Câmara dos Deputados e festejar a céu aberto a data comemorativa. O local abriga mais de 200 espécies de plantas que abastecem todos os jardins e canteiros das áreas internas e externas da Casa. Quem visita o espaço, que fica atrás do estacionamento do Anexo 4, tem uma experiência educativa e lúdica entre a natureza.

Foi nesse cenário que, em meio a mais de 200 espécies de plantas e oito micos que vivem nas árvores do local, que Vítor Games Polloni, de oito anos, aprendeu sobre sustentabilidade, reaproveitamento de materiais orgânicos e participou de atividades recreativas socioambientais.

Vítor veio acompanhado da mãe, Regina Pereira Games, que trabalha na Comissão de Educação da Câmara e que já havia aproveitado oportunidades anteriores para conhecer o Viveiro Aberto. De lá, ela levou mudas para serem plantadas. Vítor gostou da ideia: “Plantei as mudas com meu avô na chácara, ajudei, cavei o buraco e coloquei o adubo. Foi legal, gostei muito.” Na sexta-feira, 11, véspera do Dia das crianças, ele aproveitou a tarde para participar de uma das oficinas oferecidas pelo Viveiro especialmente para a data: a confecção de um boneco ecológico feito de alpiste e serragem. Ele ainda conheceu a família de micos que mora no espaço e alguns pássaros que buscam abrigo e alimento no local.

Você Sabia?
Em todo o mundo, há diversas datas para comemorar o Dia das crianças. Cada país escolhe um dia para festejar com os pequenos e as celebrações podem mudar muito de lugar para lugar. Até o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o UNICEF, escolheu uma data para celebrar a vida de todas as crianças: 20 de novembro. Foi nesse mesmo dia, em 1959, que o Fundo oficializou a Declaração dos Direitos da Criança,documento que estabelece os direitos de todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação.

No Brasil, o 12 de outubro foi escolhido em 1924, por meio de um projeto de lei elaborado pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. Tudo porque, no ano anterior, 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança.

Faça você também:
Quer experimentar fazer um boneco como o do Vítor? É fácil, mas precisa de ajuda de um adulto para usar a tesoura e os alfinetes.

Você precisará de: uma meia de seda; serragem; alpiste; tesoura sem pontas; água, um copinho plástico; prato ou tampa de fundo de garrafa plástica; olhos, narizes e bocas pintadas e recortadas em material EVA.

Abra a boca da meia e deposite um copinho plástico cheio de alpiste no fundo da meia. Em seguida, coloque quatro copinhos repletos de serragem até tornar a meia cheia e fofa. Aperte bem os materiais para o fundo, tornando a meia redonda, em formato de bola. Dé um nó forte na ponta aberta e corte o restante da meia. Com os alfinetes, coloque os olhos, nariz e boca do boneco na posição que preferir. Para finalizar, molhe o boneco em água abundante, deixando-o úmido. Coloque o boneco no prato ou suporte, para que não suje os móveis. Todos os dias, molhe o boneco apenas uma vez, deixando-o sempre úmido. Após uma semana, os cabelos de capim já começarão a crescer. Divirta-se!