Câmara dos Deputados celebra o dia nacional do reggae

05/12/2016 10h39

Ter, 14 de Maio de 2013

Em comemoração ao primeiro dia nacional do reggae, a Câmara dos Deputados abriu sessão solene com a presença de representantes e artistas do movimento musical em Brasília na última sexta-feira, 10 de maio. A data escolhida (11 de maio) é uma homenagem ao dia da morte do cantor Bob Marley, falecido em 1981. Considerado mundialmente como um dos maiores disseminadores da cultura rastafári - movimento religioso que tem força cultural importante na Jamaica e adotou o reggae como bandeira -, Bob Marley é o ícone do movimento cultural que ultrapassou gerações.

Até hoje sua obra serve de inspiração a artistas como Renato Matos, conhecido como o pai do reggae de Brasília. Ele participou da sessão comemorativa e cantou grandes sucessos como Um telefone é muito pouco, que ficou nacionalmente famosa na voz de Leo Jaime; e No woman no cry, de Bob Marley. “O reggae atravessa gerações, e isso é o que nos garante que esse dia seja o nosso dia de vitória”, declarou Matos durante a solenidade.

Também estiveram presentes o cantor Camafeu; representantes da Associação Cultural Aspiral do Reggae; o coordenador geral da Coordenação Nacional de Entidades Negras da Bahia, Gilberto Leal; a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros; e demais membros da sociedade civil.

Visite a Câmara. As sessões são abertas ao público e as visitas são gratuitas, conduzidas por guias treinados. A visitação funciona diariamente das 9h30 às 17h e não há necessidade de marcação prévia, exceto para grupos acima de 15 pessoas e/ou para atendimento em libras, inglês, francês ou espanhol. Nesses casos, agende a visita pelo site: https://www.camara.leg.br