Câmara comemora o Dia da Acessibilidade

06/02/2017 15h02

Ter, 06 de Dezembro de 2011

A Câmara dos Deputados comemorou, na tarde dessa terça-feira (6), o Dia da Acessibilidade 2011. Celebrado pouco tempo após o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3), data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o evento, que chegou ao oitavo ano consecutivo, contou com a presença de deputados e representantes da sociedade civil e incluiu uma programação cultural com músicas e exposições, além da apresentação oficial de projetos de acessibilidade já desenvolvidos neste ano, e de outros que serão implementados em 2012.

A acessibilidade não é novidade na Câmara dos Deputados. Tida como “a casa de todos os brasileiros”, a Câmara desenvolve, desde 2004, um programa de inclusão social das pessoas com deficiência. As equipes que atuam no programa têm implementado diversas adaptações na Câmara para atender as necessidades das pessoas com deficiência motora, sensorial e intelectual, eliminando barreiras arquitetônicas e de comunicação, especialmente, além de capacitar funcionários que atuam no atendimento a esse público.

O diretor-geral da Câmara, Rogério Ventura Teixeira, destacou o ano de 2011 como um ano de avanços na questão da acessibilidade na Casa. Teixeira afirmou que, somente neste ano, foram desenvolvidas a página do Plenarinho, na internet, com adaptações para pessoas com deficiência visual; cardápios em braile nas lanchonetes e, ainda, os audiolivros sobre a "Política Nacional de Resíduos Sólidos" e o "Regimento Interno da Câmara dos Deputados", lançado no evento.

Teixeira exaltou, ainda, algumas obras de engenharia realizadas na estrutura da Casa, como a construção de rampa de acesso na garagem do Anexo IV; as adaptações do auditório Freitas Nobre; e as reformas de gabinetes e apartamentos funcionais, entregues, pela primeira vez, a deputados com deficiência. Outras ações que se destacaram foram o desenvolvimento e a instalação, no Plenário da Câmara, de uma urna eletrônica de votação que reconhece os movimentos da cabeça, e de outra adaptada para deputados usuários de cadeiras de rodas.

A deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) enalteceu o Programa de Acessibilidade desenvolvido pela Câmara, mas destacou que muito trabalho ainda deve ser feito em 2012. A deputada mencionou o aumento, em relação aos números de 2000, da parcela da população que se define como pessoa com necessidade especial no Censo 2010, passando de 14% para 23%, representando pouco mais de 46 milhões de brasileiros, como uma das razões para que o Legislativo dê ainda mais atenção às reivindicações dessas pessoas.

O presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Moisés Bauer, também brindou a luta dos parlamentares em defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Bauer destacou, além das mudanças físicas promovidas pelos projetos de acessibilidade, uma nova mentalidade do Estado em relação aos deficientes físicos, criando condições para um desenvolvimento igualitário da cidadania.

Encerrando a solenidade, houve a apresentação da Banda e Coral Acorde, com alunos do Centro de Ensino Especial 01 de Taguatinga, e a abertura das exposições de fotografias "Extensão do Olhar" e "A acessibilidade que você vê, feita por gente que você não vê", que poderão ser visitadas de 6 a 9 de dezembro, no Espaço do Servidor, Anexo II da Câmara.