Câmara ajuda a reconstruir áreas verdes destruídas por incêndios

06/02/2017 14h52

Qua, 14 de Dezembro de 2011

Nesta sexta-feira (16/12), às 9h30, a Câmara dos Deputados vai distribuir mais de 86 mil sementes de árvores típicas do Cerrado para marcar o encerramento das atividades de 2011 do Parque Bosque dos Constituintes, do Núcleo de Áreas Verdes e Proteção à Fauna do EcoCâmara (Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados) e da Seção de Manutenção de Jardins do Departamento Técnico da Câmara. As sementes serão espalhadas nas áreas degradas pelo fogo durante a última estação de seca no Distrito Federal.

A entrega simbólica será feita ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por intermédio da Rede de Sementes do Cerrado – parceira da Câmara no projeto do Bosque dos Constituintes. No mesmo momento acontecerá também a segunda edição do projeto “Abrace o Bosque”. Nele, servidores da Câmara e seus filhos plantarão cerca de 350 mudas de árvores típicas do Cerrado para ampliar a zona de amortecimento e de proteção natural no entorno do Parque Bosque dos Constituintes. Em 2010, na primeira edição do projeto, foram plantadas aproximadamente 180 árvores.

As sementes que serão distribuídas foram selecionadas e preparadas pela equipe de jardineiros que cuida do viveiro próprio da Câmara dos Deputados, que gerencia cerca de 210 mil m² de área verde na cidade. “É um trabalho espontâneo que os jardineiros fazem dentro da conscientização que todos eles têm da importância da preservação ambiental”, afirmou a paisagista Rachel Osório, chefe da Seção de Manutenção de Jardins do Departamento Técnico da Câmara.

Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), em 2010, houve 115 focos de incêndios florestais em 29 dos parques administrados pelo governo local. No total, o DF perdeu cerca de 40 mil hectares de vegetação durante os 107 dias de seca prolongada. Os incêndios destruíram pelo menos 70% da Área de Preservação Ambiental (APA) Gama e Cabeça de Veado.

Abraço ao Bosque

A segunda edição do “Abraço ao Bosque” pretende plantar cerca de 350 mudas de árvores e arbustos na região do entorno do parque – que tem 70 mil m² de área. Além do plantio, serão desenvolvidas outras atividades no bosque, como a implantação dos jogos educativos “Trilha Animal”, “Jogo do Silva” e “Quiz sobre Plantas”; o II Varal Fotográfico; oficinas de brinquedos e a inauguração do “Canto de Compostagem” e da oficina de compostagem do bosque.

Para finalizar o evento, serão doadas para o arboreto da Universidade de Brasília (UnB) mudas de Araucaria angustifolia (pinheiro do Paraná), que foram desenvolvidas no viveiro de plantas da própria Câmara dos Deputados. Segundo a paisagista Rachel Osório, a UnB poderá utilizar melhor esses exemplares em estudos de engenharia florestal e de botânica.
Saiba mais sobre o Bosque dos Constituintes clicando aqui.