Bancada feminina elege procuradora da Mulher

05/05/2017 14h27

Qua, 16 de Março de 2011

Em reunião sediada no Plenário 5 da Câmara dos Deputados, a bancada feminina elegeu na tarde desta terça-feira (15) a deputada Elcione Barbalho como a procuradora da Mulher na Câmara. Ela recebeu apoio de 34 das 37 deputadas presentes na reunião. Também foram escolhidas as três procuradoras adjuntas do grupo: as deputadas Rosinha da Adefal, Flávia Morais e Sandra Rosado.

A escolha estava prevista para o fim de fevereiro, mas foi adiada para a negociação de um nome de consenso. Contudo, a deputada Elcione Barbalho foi a única parlamentar a se inscrever na disputa, o que acabou por simplificar o processo.

Instalada em junho de 2009, a Procuradoria foi criada para ser um órgão de fiscalização e defesa, destinado a receber, examinar e encaminhar às autoridades competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher.

Elcione Barbalho afirmou que pretende criar, com a ajuda de deputadas federais, estaduais e vereadoras, uma rede de proteção à mulher em todo o País. A deputada afirmou que uma das prioridades de seu mandato será o fortalecimento e a ampliação das legislações de proteção à mulher, como a Lei Maria da Penha (11.340/06).

A deputada anunciou, também, que vai lutar para aumentar a participação feminina na vida política. Ela observou que, apesar de serem 52% do eleitorado, as mulheres não possuem a representação devida. "Eu acho que temos que chamar a atenção dos partidos para que nos deem as condições nesse sentido. A mulher tem dificuldades de ir atrás de dinheiro, pedir recursos, para que possa ter essa ascensão”, afirmou.

Coordenadora de bancada

Em relação à coordenadoria da bancada, as deputadas decidiram manter a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) no cargo até junho de 2011, quando termina seu mandato.