Alunos de São Paulo entrevistam deputados

07/02/2017 10h01

Qua, 28 de Setembro de 2011

Nesta quarta-feira (28/9), 20 alunos do 8º e 9º ano da Escola Cidade Jardim – Play Pen vieram à Câmara dos Deputados para fazer a visita institucional e entrevistar os deputados Jean Wyllys (PSOL/RJ) e Luiza Erundina (PSB/SP). Aos 13 e 14 anos, eles mostraram que estão preparados para discutir política como gente grande.

A visita a Brasília faz parte de um projeto de estudo de meio realizado pela escola, e foi organizada pelos professores de história, responsáveis pelo estudo dos centros de poder e sociedade democrática. Durante três meses, os alunos estudaram para conversar com os deputados. “Escolhemos trabalhar com eles a democratização da comunicação e o PLC 122 (projeto que criminaliza a homofobia) porque acreditamos que os dois assuntos estão ligados, já que quem não tem voz não tem vez”, explicou a professora Conceição de Oliveira.

Para a deputada Luiza Erundina, eles perguntaram sobre o Programa Nacional de Banda Larga, Marco Regulatório da Imprensa, Marco Civil da Internet e Lei Azeredo. Os alunos ficaram satisfeitos em perceber que a parlamentar compartilha muito das ideias deles. Com o deputado Jean Wyllys, os jovens discutiram preconceito, direito das minorias e diversidade.

Quando um aluno quis saber do deputado Jean Wyllys se ele já havia ficado depressivo por causa do preconceito, ele citou um trecho da música Mutante, de Rita Lee, que fala sobre diferenças. “'Quando eu me sinto um pouco rejeitada/Me dá um nó na garganta/Choro até secar a alma de toda mágoa/Depois eu passo pra outra/Como mutante/No fundo sempre sozinho/Seguindo o meu caminho/Ai de mim que sou romântica.' É assim que eu encaro a vida, quando alguma coisa ruim acontece, choro até secar as lágrimas e passo para outra”, explicou.

Ao fim da entrevista, a deputada Erundina agradeceu a atenção dos jovens. “Fiquei muito contente com essa oportunidade. É por aí que acertamos mais e representamos vocês melhor”, finalizou. Os adolescentes também ficaram satisfeitos com a visita. “Quando você está em São Paulo, tem suas opiniões, que nem sempre são a verdade. Eu achava que os deputados eram muito sérios, mas eles são humanos como nós”, falou Caroline Sampaio.

Além disso, a visita à Câmara ajudou a desmistificar a má impressão da política. “É muito importante conhecer o trabalho dos deputados, pois, na maioria das vezes, a mídia só mostra o que é ruim e de forma sensacionalista. Aqui nós percebemos que eles trabalham muito para conseguir as coisas para a sociedade”, concluiu Leonardo Melo.