Aluno de Brasília é um dos selecionados para o Câmara Mirim 2011

07/02/2017 09h45

Sex, 07 de Outubro de 2011

A cada ano, mais e mais alunos e educadores demonstram interesse em participar do Câmara Mirim. O projeto é uma forma de incluir crianças de 7 a 14 anos na política e ensinar sobre cidadania. Em 2011 o Plenarinho recebeu mais de 1200 projetos de lei de várias regiões do país. A equipe de servidores da Câmara dos deputados se debruçou sobre os projetos de lei recebidos com a dura missão de selecionar apenas três.

Entre os estudantes escolhidos para defender seu projeto no plenário, está o brasiliense André Dantas Ferreira, 11 anos. O projeto dele determina que todos os órgãos públicos tenham um site infantil. A inspiração veio do portal Plenarinho. “Por isso fiz meu projeto de lei, só conheço o Plenarinho que tem site para crianças, e acho muito legal, queria que todos os órgãos tivessem um”, conta. Apesar de jovem, André já tem consciência de seu papel como cidadão. “Eu acho importante porque as crianças precisam saber mais sobre os órgãos e entender como funciona nosso governo”, explicou André.

A ideia de participar do Câmara Mirim partiu das professoras de português e ensino religioso, Tatiana Fuchs e Illa Maria Camargo, que estimularam a visita ao site e deram como tarefa para os alunos a criação de um projeto de lei. As educadoras ficaram surpresas e felizes com o resultado. E acreditam que conseguiram alcançar o objetivo que era “trabalhar com os estudantes a questão de ser um cidadão consciente”.