Adolescentes da Câmara fazem homenagem às vítimas da escola de Realengo
Qua, 13 de Abril de 2011
Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Esse foi espaço escolhido por jovens do Programa Câmara dos Deputados de Apoio ao Trabalho do Adolescente (Pró-Adolescente) para prestar uma homenagem às vítimas e às respectivas famílias do trágico episódio ocorrido na última quinta-feira (7) na Escola Municipal Tasso da Silveira, na zona oeste do Rio.
Com faixas pretas no braço e segurando cartazes com o nome das 12 vítimas do incidente, 15 adolescentes do Programa manifestaram solidariedade aos jovens mortos na escola pública carioca. Criado em 1993, o “Pró-Adolescente” tem por objetivo a inclusão social de jovens pelo trabalho, oferecendo oportunidade de desenvolver o aprendizado por meio do contato com novas tarefas, obter qualificação especializada e auxiliar o aumento da renda familiar .
A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Manuela D'ávila (PCdoB/RS), parabenizou os adolescentes pela iniciativa e destacou a importância de um comportamento fraterno da sociedade frente a tragédias como a ocorrida no Rio de Janeiro. “É natural que estes momentos que sucedem as tragédias sejam marcados por uma cobrança por novas leis e novas estratégias legislativas. Mas o mais importante é a reafirmação do valor da solidariedade da população brasileira” , afirmou.
O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) também saudou os jovens que prestavam homenagem às vítimas e afirmou a importância de uma análise ampla do caso para que se evite novas ocorrências como essa. “É fundamental que não esqueçamos esse evento, pois lembrar é aprender com as experiências vividas”, disse. O deputado fez, ainda, menção a outro problema que se relaciona com o incidente do Rio: o bullying. “Devemos lembrar que o bullying prejudica o direito à educação de qualidade e à felicidade”, ponderou.
Para o deputado Domingos Dutra (PT-MA), deve-se evitar que o “calor do momento” determine a adoção de medidas “casuísticas”, pois, para ele, é o momento de se pensar em soluções mais amplas e consistentes. “Devemos levar em consideração questionamentos acerca do papel da mídia, das religiões, da segurança nas escolas, entre outros fatores”, disse.
Saiba mais:
https://www2.camara.gov.br/tv/materias/CAMARA-HOJE/195677-PRO-ADOLESCENTES-DA-CAMARA-HOMENAGEIAM-ESTUDANTES-MORTOS-NO-REALENGO.html
https://www.camara.gov.br/internet/jornalcamara/default.asp?selecao=materia&codMat=63284
https://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/DIREITOS-HUMANOS/195688-JOVENS-FAZEM-MANIFESTO-NA-CAMARA-PELAS-VITIMAS-DA-CHACINA-NO-RIO.html
https://www.fem.org.br/atualidade.php?id_noticias=2474
https://www.jusbrasil.com.br/politica/6855671/adolescentes-homenageiam-vitimas-do-massacre-de-realengo
https://correiodobrasil.com.br/jovens-fazem-manifesto-na-camara-pelas-vitimas-da-chacina-no-rio/229450/