Abertura do Parlamento Jovem Brasileiro destaca importância da política estudantil

05/12/2016 10h37

Seg, 23 de Setembro de 2013

Os corredores da Câmara dos Deputados ficaram agitados na manhã desta segunda-feira, 23, com o início das atividades do Parlamento Jovem Brasileiro. No auditório Nereu Ramos, a abertura 10ª edição do projeto reuniu 78 estudantes de todo o Brasil para iniciar as atividades da jornada parlamentar. Até sexta-feira, os participantes vão discutir e votar projetos de lei em comissões temáticas e no Plenário; e ainda eleger uma Mesa Diretora e presidentes de comissões.

“Só de chegar aqui, já tive a sensação de estar participando. Quero conhecer essa diversidade de ideias, de pensamento. São 78 deputados jovens, logo 78 ideias diferentes. Isso é muito bom!”, comentou a estudante Rayza Melo, do Rio de Janeiro, enquanto esperava o evento de abertura começar.

A solenidade foi conduzida pelos membros da Mesa e representantes da Câmara, entre eles Paulo Antônio Lima Costa, diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CEFOR), o diretor de Comunicação Social Sérgio Chacom e o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE). Depois da execução do Hino Nacional, Sérgio Chacom abriu a sessão destacando a importância de receber jovens cidadãos na Casa do Povo: “Gostaríamos que fossem 500, 600 estudantes. Queremos mostrar à juventude e difundir sobre como é o processo democrático e legislativo”.

Depois das boas vindas, os jovens deputados assistiram a palestra do deputado Chico Alencar (Psol-RJ), convidado para falar sobre o processo democrático nacional e os 25 anos da Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã. Alencar falou sobre a importância das leis para a vida em sociedade e percorreu a história brasileira por meio das constituições até chegar à Carta de 88, considerada a mais democrática.

Ao fim da palestra, foram abertas perguntas, em que os estudantes questionaram Alencar sobre temas atuais como o julgamento do caso do “mensalão” pelo Supremo Tribunal Federal (STF), voto aberto no Congresso e até as restrições para a entrada de pessoas na Câmara dos Deputados.

Os jovens parlamentares estavam ansiosos para o início da jornada: “Estava bem nervosa, mas vai ser uma experiência muito boa para conhecer gente do Brasil inteiro!”, disse Maria Paula Pavani Bueno, uma das representantes do estado do Paraná. O evento, promovido pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional de Educação (CONSED) e Secretarias de Educação, também contou com a presença de alunos do Colégio SEB COC de Brasília, pró-adolescentes e demais servidores da Casa.