6ª edição do Projeto Politeia movimenta a Câmara no feriado

10/02/2017 07h30

Qua, 22 de Junho de 2011

A Câmara dos Deputados sedia, entre quinta-feira (23) e domingo (26), a 6ª edição do Projeto Politeia, uma simulação de atividades parlamentares promovida pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). Idealizado como um Programa de Ensino, Pesquisa e Formação Política, o programa tem como objetivo, por meio de debates sobre problemas políticos nacionais, promover a conscientização política e social dos participantes.

Criado em 2003 por estudantes de Ciência Política da Universidade de Brasília, o projeto visa aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil, proporcionando experiências práticas do processo político brasileiro. Parceira e incentivadora da iniciativa, a Câmara dos Deputados oferece apoio logístico e técnico aos estudantes durante os quatro dias de evento. Além da presença de profissionais das Relações Públicas da Casa, dois consultores legislativos auxiliam os deputados-estudantes na realização da atividades.

Além das votações, os alunos elegem sua Mesa Diretora e promovem reuniões de bancadas partidárias e do Colégio de Líderes. Estudantes de Comunicação também acompanham as atividades e simulam o cotidiano de jornalistas do noticiário político.

Outro ponto interessante do programa é que, em vez de usar métodos didáticos tradicionais (cursos, seminários ou fóruns), o Politeia estimula a participação direta do aluno na formulação de propostas de políticas públicas. Projetos apresentados pelos deputados-simulandos são encaminhados para apreciação dos colegas com base em um processo deliberativo que tem grande semelhança com o processo legislativo real.

A simulação de votações em Plenário poderá ser acompanhada pelo público externo durante as visitas guiadas à Câmara no sábado, a partir das 14h30; e no domingo, das 8 às 16 horas.

Responsabilidade social
Paralelamente à missão constitucional de produzir leis, representar o povo e fiscalizar o Governo, a Câmara dos Deputados preocupa-se em desenvolver programas que estimulem o uso racional dos recursos, a preservação do meio ambiente, a inclusão social, a formação para o trabalho e a educação para a cidadania, esta última especialmente entre crianças e jovens. Buscando criar e fortalecer parcerias institucionais, a Câmara dos Deputados promove, além do apoio ao Politeia, simulações anuais com estudantes dos ensinos fundamental (Câmara Mirim) e médio (Parlamento Jovem).