Politeia 2021 reunirá 135 participantes de 44 universidades do Brasil

Projeto de simulação parlamentar para jovens do ensino superior, realizado pela Universidade de Brasilia com apoio da Câmara dos Deputados, terá sua primeira edição virtual com estudantes de 17 estados brasileiros
12/07/2021 18h30

O Politeia é projeto de ensino, pesquisa e formação política da Universidade de Brasília (UnB), realizado em parceria com a Câmara dos Deputados desde 2003. A iniciativa consiste na preparação de estudantes universitários para uma simulação das atividades legislativas, com o objetivo de proporcionar experiências práticas sobre o processo político brasileiro, além de estabelecer parceria entre o Parlamento e a Universidade. 

Em sua dinâmica, o projeto possibilita a vivência como um deputado(a) federal por uma semana, com simulações dos trabalhos das comissões e do plenário da Câmara dos Deputados. Em decorrência da pandemia de Covid-19, a simulação de 2021 será virtual, reunindo 135 simulantes de diversos estados do Brasil entre 19 e 23 de julho. A abertura acontece nesta sexta, 16 de julho, a partir das 19h, com transmissão direta a partir do Plenário 10 da Câmara dos Deputados. Além da abertura, também as sessões plenárias de votação dos projetos terão transmissão em tempo real no YouTube CD.

Se por um lado a pandemia impossibilitou o encontro presencial dos estudantes, por outro permitiu mais diversidade entre os simulantes - o que promete um salto de qualidade nas discussões. O número de estudantes foi fixado em 135 pessoas. Desse total, 115 jovens simulam o trabalho de deputados(as) federais, enquanto outros 20 estudantes fazem o papel da Imprensa, como assessoria e reportagem. 

 A realidade virtual desta edição possibilitou a reunião de 36 cursos universitários de 44 instituições diferentes, localizadas em 16 estados mais Distrito Federal. A turma da Ciência Política ainda é maioria, com 29,7% dos inscritos, mas é seguida de perto pelo grupo do Direito, que representa 25,6% do total de inscritos. Cursos como Educação Física, Letras, Turismo, Ciências Aeronáuticas e Engenharia Florestal também marcam presença. O Distrito Federal liderou o número de inscritos e 84,9% dos estudantes participarão pela primeira vez. 

Simulação Virtual terá área específica no site do Politeia

O Politeia 2021 preparou uma plataforma diferenciada para a edição que será realizada este ano. O projeto passou por grandes transformações tecnológicas para garantir que a simulação mantenha a mesma qualidade das edições anteriores, mesmo realizada de forma completamente remota. O site tem agora uma área específica para a simulação virtual. “Aprimoramos todos os nossos serviços e tivemos diversas capacitações para compreendermos como funcionam as dinâmicas virtuais. Também fizemos questão de inovar e trazer novas modalidades para a simulação”, apontou Vinícius Ruiz, coordenador geral do Politeia 2021.

Na plataforma é possível encontrar as comissões e frentes parlamentares que estarão na simulação deste ano. Os participantes têm um espaço exclusivo para login, onde terão acesso aos conteúdos durante o processo. 

 

Acompanhe o Politeia pelo YouTube da Câmara dos Deputados.

Sexta-feira, 16/07, às 19h - Sessão de abertura Politeia 2021

Quinta-feira, 22/07, às 13h - Sessão de votações Politeia 2021

Sexta-feira, 23/07, às 9h30  - Sessão de votações Politeia 2021

Sexta-feira, 23/07, às 13h - Sessão de votações Politeia 2021

 

Para saber mais informações sobre o projeto, acesse o link: Projeto Politeia