Plenarinho completa 17 anos!

Portal é voltado para crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, além de pais e educadores.
06/08/2021 07h20

Por meio de uma linguagem acessível e lúdica, o portal informa sobre o Poder Legislativo, política, democracia e organização do Estado. Aborda também temas sociais e educativos relacionados ao cotidiano infantil e Também reúne material sobre saúde, meio ambiente, educação e lazer - sempre a partir de uma perspectiva que envolva as crianças. 

Seus conteúdos incluem jogos, vídeos e publicações em formato eletrônico. São revistinhas com histórias em quadrinhos e passatempos, cartilhas, livretos especiais para exposições de arte na Câmara. Tem até o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em tirinhas! Esse e outros materiais podem inclusive ser enviados para escolas e educadores. 

Aliás, o portal tem uma área específica para os educadores, onde eles podem encontrar propostas de plano de aula  para tratar vários temas, como o bullying, as fakenews, diversidade étnico-racial, enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Quer exemplo de algum dos materiais de apoio? Tem a Cartilha do Meio Ambiente, a revistinha Diário de uma trabalhadora infantil (para apoiar na discussão sobre a problemática das crianças que deveriam estar somente estudando, em vez de trabalhar), o e-book Brasileiras Inspiradoras que traz histórias de mulheres fizeram e fazem a diferença - e muitos outros vídeos, cartilhas e revistinhas.

Uma das ações educativas mais bacanas do Plenarinho é o Câmara Mirim. Realizado anualmente, o projeto oferece a oportunidade para que estudantes do 5º ao 9º ano possam simular parte da jornada de trabalho dos deputados federais. Tem também o Eleitor Mirim, promovido a cada dois anos e que envolve professores e estudantes na eleição de candidatos fictícios, desde a campanha até a votação em uma urna eletrônica virtual.

17 anos de história

Tudo começou em 2002, quando um grupo de funcionários da Câmara dos Deputados propôs o estabelecimento de um site para informar crianças e jovens brasileiros sobre as atividades da Casa e o trabalho do Legislativo. O foco era criar um canal de relacionamento da instituição com a comunidade, voltado para o universo infantil: crianças de 7 a 14 anos, pais e professores. No mesmo ano, a iniciativa foi vencedora do concurso “Câmara em Ideias”.

Após um período de discussão e planejamento, o portal foi lançado simultaneamente em 26 escolas públicas de todo o país no dia 06 de agosto de 2004. De lá para cá, o site se tornou uma fonte de informações voltadas para a infância, fortaleceu seu caráter educativo, disponibilizando ferramentas para a formação de cidadãos conscientes.  

Em 2017, o Plenarinho ganhou uma nova plataforma, com reformulação da arquitetura da informação, das formas de navegação, da linguagem textual e visual e das ferramentas de interação com as crianças.

Hoje o portal reúne mais de 3 mil páginas de conteúdo e tem uma média mensal de 50 mil visitas. Somente de usuários fiéis, os chamados “Plenamigos”, são 13 mil crianças cadastradas em todo o país!

Vem conhecer os conteúdos do Plenarinho e divirta-se com os jogos, vídeos e revistinhas! 

www.plenarinho.leg.br