PJB Celebra os 60 Anos de Brasília

O PJB homenageia os 60 anos de Brasília, completados no último dia 21 de abril. Nossa jovem Brasília está virando uma senhora com muita história para contar. A capital federal, tão conhecida por abrigar o centro político do país, é muito mais do que isso.
10/12/2020 06h58

 


O PJB homenageia os 60 anos de Brasília, completados no último dia 21 de abril. Nossa jovem Brasília está virando uma senhora com muita história para contar. A capital federal, tão conhecida por abrigar o centro político do país, é muito mais do que isso. Por exemplo: você sabia que Brasília é considerada patrimônio mundial pela UNESCO, por seu projeto arquitetônico e urbanístico?

O Parlamento Jovem Brasileiro também presta homenagem à cidade e traz para vocês alguns dos seus símbolos.

 

 

Card BsB 60 anos 2.png Na tão falada Praça dos Três Poderes está um desses ícones é a obra "Os Dois Guerreiros", também conhecida como "Os Candangos", do escultor Bruno Giorgi.
Os Candangos prestam homenagem aos migrantes que vieram ao Planalto Central para trabalhar na construção da cidade - e também em busca de melhores condições de vida. Primordialmente, é um sinal de respeito aos que morreram nessa jornada, como os jovens operários Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques.
Quando vier ao Congresso Nacional, olhe em direção à Praça dos Três Poderes e você poderá observar esse enorme monumento, em seus gigantes 8 metros de altura, de braços abertos para recebê-lo. 
Card BsB 60 anos 3.png Os arcos mais conhecidos de Brasília integram um monumento que une beleza e funcionalidade, impressionando a todos com sua arquitetura majestosa.
Inaugurada em 2002, a Ponte Juscelino Kubitschek foi construída para conectar duas áreas da cidade: o Lago Sul e o Plano Piloto. Todos que atravessam a ponte ficam deslumbrados com a construção - desde turistas até arquitetos renomados. Essa obra monumental inclusive tem o título de “a mais bela ponte do mundo", concedido durante a 20ª Conferência Internacional de Pontes, realizada em 2002 na cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Mas isso você já sabe, certo? Então vamos para uma curiosidade que provavelmente você ainda não ouviu: sabia que o design dos grandes arcos foi inspirado no movimento que as pedras fazem ao quicar na água?
Card BsB 60 anos 4.png Hoje um dos principais pontos de encontro da galera está vazio. Mas seus grafites e rampas marcadas pelas pequenas rodas dos skates são lembranças de um tempo mais leve e que logo voltará. Depois da escola, nos finais de semana, ao final da tarde... Não importa o horário, as pistas de skate públicas são ponto de encontro entre os jovens da cidade. Muitos nem praticam o esporte, vão para relaxar, conversar com amigos, tocar aquele violão... Um lugar sossegado a céu aberto para passar o tempo!
Card BsB 60 anos 5.png Um dos lugares mais encantadores de Brasília é a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Seus belíssimos vitrais, criados pela artista plástica Marianne Peretti, impressionam até os menos religiosos.
Sabia que ela foi o primeiro monumento a ser construído na capital federal? E o projeto não poderia ser de ninguém menos que Oscar Niemeyer, juntamente com o engenheiro Joaquim Cardozo.
E não para por aí! Se você olhar com atenção, poderá ver que suas curvas simulam mãos voltadas para o céu em sinal de oração. A obra foi contemplada em 1988 com o Prêmio Pritzker, conhecido como o "Nobel da Arquitetura".
Card BsB 60 anos 6.png As palavras afiadas e sempre bem boladas unem jovens dos mais diversos cantos no Distrito Federal. As batalhas de rima são verdadeiros debates sobre temas políticos, denunciando a desigualdade social, o preconceito e a violência. Os potentes alto-falantes dão voz àqueles que nem sempre são escutados. Aqui o som é o da representatividade. É no beat de diversos estilos como o rap, o hip hop e até mesmo o reggae que a cultura jovem estremece e domina a cidade. Praça do Relógio, Universidade de Brasília e Museu da República são alguns lugares onde a galera se encontra. Às vezes rola até apresentações de dança (como essa da imagem), e intervenções de coletivos culturais.
Card BsB 60 anos 7.png Este é um dos lugares mais inusitados de Brasília. Quem pensa que torres de televisão não têm seu charme, em Brasília elas provam o contrário!
Também conhecida como Flor do Cerrado, a Torre de TV Digital é o ponto turístico mais recente da cidade, inaugurado em abril de 2012. Desenvolvido por Oscar Niemeyer, foi o último monumento a ser construído antes de sua morte, no final do mesmo ano.
Card BsB 60 anos 8.png Nosso último rolê virtual vai ser pelo Congresso Nacional! De todos os lugares de Brasília que conhecemos nessa jornada, é sem dúvidas o mais famoso.
Quando moradores de outros estados pensam na cidade, vem logo a imagem do órgão responsável pelo poder legislativo. O trabalho é em conjunto, mas não pense que é "tudo uma coisa só" não! Aqui, temos duas casas: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Ambas abrigam os responsáveis por debaterem e aprovarem os projetos de leis que regem nosso país. E divergem, estruturalmente, em certos aspectos como a forma de representação, a quantidade de integrantes, o tempo de mandato e algumas atribuições específicas.
É aqui onde nos encontramos na semana vivencial do PJB!

  

 

BRASÍLIA, o Brasil inteiro te deseja FELIZ ANIVERSÁRIO!