O elo entre PJB e estudantes

São os Coordenadores que divulgam o Parlamento Jovem Brasileiro nos estados, além de executar os trabalhos necessários na realização de todas as etapas do programa
17/03/2021 16h23

Eles são os grandes responsáveis por levar o Parlamento Jovem Brasileiro às escolas de ensino médio de todo o país. Vinculados às secretarias estaduais de Educação, os coordenadores estaduais divulgam o programa, conferem as inscrições e avaliam se os projetos de lei atendem todos os critérios de participação. Um trabalho árduo, muitas vezes solitário, mas fundamental e que traz muitas histórias para quem o desenvolve.

Desde 2010, Sérgio Damiati é o coordenador estadual de São Paulo. Com o apoio das 91 Diretorias Regionais, ele divulga o PJB entre os mais de 1,5 milhão de estudantes paulistas. "Como sou redator do material didático distribuído para as escolas, coloquei uma atividade que envolve a elaboração de um Projeto de Lei, seguindo as orientações do site da Câmara", conta Damiati. O PJB também foi divulgado no Centro de Mídias do Estado de São Paulo, criado no contexto da pandemia para transmitir aulas para os estudantes.

Em Sergipe, o trabalho de divulgação também é intenso. "Usamos todas as mídias ao nosso alcance, além de matérias exibidas no portal da nossa SEDUC. Exceto em 2020, por causa da pandemia, nossa equipe visitou as maiores escolas da capital e do interior, onde reunimos os alunos, mostramos slides do programa, etc. Também vamos às emissoras de rádio e televisão, sempre que possível", relata a coordenadora regional de Sergipe, Gilcélia Melo.

Cada uma das 16 regionais de ensino do Rio Grande do Norte conta com um assessor pedagógico para fazer esse trabalho. Ainda assim, o coordenador regional Eugênio Cândido enfrenta desafios para orientar todas as ações. "Os gestores e educadores se envolvem muito pouco, justificam que possuem muitas demandas. Tenho apoio da Secretaria, mas o trabalho é bem solitário. Estamos trabalhando na perspectiva de construção de um núcleo de protagonismo juvenil, no qual todos os programas e ações de protagonismo serão prioritários", planeja Eugênio.

Experiências inesquecíveis

Mas tanto trabalho vale a pena! "É emocionante ver a dedicação, o compromisso, o amadurecimento deles no processo e conclusão das tarefas. A possibilidade de se tornarem sujeitos de transformação social, que através dos seus projetos pensem em ações que podem impactar na sua comunidade, no seu estado, no seu país. O PJB dá voz aos jovens", avalia o potiguar.

Gilcélia Melo também considera o PJB uma experiência transformadora. "É uma oportunidade, principalmente para o aluno da escola pública, poder sonhar com um futuro melhor e constatar que esse sonho é possível de se realizar. Quem participa do 

PJB se torna um jovem diferenciado em sua comunidade, em sua família. Ainda mantenho contato com os três anteriores do meu estado - todos estão seguindo carreiras vitoriosas em suas vidas", orgulha-se Gilcélia.

Em uma década de programa, Sérgio Damiati coleciona relatos emocionantes no PJB. Dois deles envolvem estudantes surdos. "Foi inesquecível o dia em que a Deputada Jovem Eloá Fernanda defendeu o seu PL na Comissão, no Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro. Toda a comunidade estava presente, foi emocionante. Outro que me marcou foi o relato do Deputado Jovem John Victor, do Amazonas, que também é surdo. Ele contou que quando a comissária passou com o serviço de bordo no avião, não conseguiu se comunicar com ele. Mas o passageiro ao lado, que falava inglês, foi atendido. Isso significa que os surdos são estrangeiros em seu próprio país, é muito triste", relembra.

As trocas de experiência também foram muito marcantes para ele e para os jovens parlamentares. "Uma vez perguntei para um Deputado Jovem, se não me engano do Acre, o que ele tinha achado de andar de avião. Ela falou que nunca tinha andado de escada rolante na vida, o que mostra os enormes contrastes de realidade de nosso país. Poder conviver com pessoas de realidades, costumes e visões diferentes contribui para ampliar a visão de mundo dos estudantes e também dos coordenadores. As experiências deles abrem um mundo de possibilidades", define.

Confira aqui a relação dos coordenadores do PJB em cada estado;