Conquistas que nos inspiram: deputados Jovens vão para Harvard!

Estudantes selecionados no PJB 2020 conquistam bolsas de estudo da mais tradicional universidade dos EUA
25/03/2021 08h06

A prestigiada Universidade de Harvard (EUA) terá, a partir de 2021, dois deputados do Parlamento Jovem Brasileiro: o pernambucano João Victor Arruda e o brasiliense Eduardo Vasconcelos, ambos participantes do PJB 2020. O processo seletivo contou com o maior número de participantes da história da universidade - pouco mais de dez mil inscritos de todo o mundo, o que tornou a seleção ainda mais disputada. Desse número, 747 estudantes foram aprovados.

Outra boa notícia: ambos terão bolsa de estudo de 100%! João Victor irá cursar Government - o que equivale ao curso de Ciência Política aqui no Brasil. Eduardo tem o plano de combinar o curso de Economia com o de Governo (o curso de Governo reúne desde Ciência Política, Relações Internacionais até Gestão de Políticas Públicas e Ciência de Dados).

Eduardo conheceu a Universidade em uma simulação, quando participou de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi quando ele decidiu se dedicar a uma vaga no campus. O estudante dá dicas para outros jovens com o mesmo objetivo.

 

"Para passar nas universidades do exterior que oferecem bolsa, o estudante não pode se contentar apenas com a educação dentro de sala de aula. É preciso buscar se engajar na vida de sua comunidade e explorar as suas paixões nas chamadas atividades extracurriculares, que vão, por exemplo, desde o Parlamento Jovem Brasileiro até olimpíadas científicas e voluntariado", disse Eduardo Vasconcelos.

 

Harvard - João Victor

Eduardo Vasconcelos

 

Assim como Eduardo, João Victor também sempre sonhou estudar fora do país.

 

"Em Harvard, espero poder vivenciar o intercâmbio cultural ao máximo. Conhecer estudantes geniais do mundo inteiro, ter aula com professores renomados e viver essa imersão na cultura norte-americana. No campo acadêmico, espero adquirir o conhecimento necessário para que eu possa voltar ao Brasil no futuro e aplicar tudo que aprendi lá. E espero, também, que a partir da minha conquista, eu possa inspirar muitos estudantes brasileiros - especialmente nordestinos - a procurarem caminhos mais ousados e se empenharem em conquistar mais e mais a cada dia", contou João.

 

Harvard - João Victor

João Victor

 

Além de participarem de provas, os estudantes precisaram reunir alguns documentos, cartas de recomendação, redações sobre experiências pessoais, análise das notas do Ensino Médio e ainda comprovar algum envolvimento com causas da comunidade. A participação deles no programa de Educação para Democracia da Câmara dos Deputados fez diferença em seus currículos.

 

"Do Parlamento Jovem para Harvard, eu vou levar o compromisso que eu assumi com o Distrito Federal e com o Brasil. Um compromisso de sempre tentar trabalhar para que a minha pátria-mãe e a minha cidade de origem estejam progredindo. Por isso, planejo estudar em Harvard sobre medidas econômicas inovadoras para o Brasil que gerem emprego e renda. Com o PJB, eu aprendi que por maior que seja a polarização, o diálogo deve prevalecer sobre a desavença e devemos nos unir porque o que todos nós queremos é ver o nosso país prosperar com respeito e igualdade de oportunidades para todos", explicou Eduardo.

 

"O PJB foi, na minha visão, de extrema importância para que minha candidatura fosse bem-sucedida. Poucos jovens têm a oportunidade de vivenciar uma experiência tão engrandecedora quanto o PJB - tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal. Espero poder levar para Harvard o senso de responsabilidade e comprometimento com a democracia e cidadania. Levarei, ainda, minha motivação para manter-me engajado com a política e com a educação. O PJB faz um excelente trabalho ao ressaltar essas qualidades em seus participantes, e eu estou muito ansioso para compartilhar os frutos dessa vivência com meus futuros colegas e professores", concluiu João Victor.

 

O PJB tem muito orgulho de contar essas e várias outras experiências transformadoras dos nossos Parlamentares Jovens. Parabéns João e Eduardo!

 

Conheça os projetos apresentados pelos estudantes na edição 2020:

Eduardo Vasconcelos (DF): Institui a implementação de Olimpíadas Científicas Socioeducativas (OCSs) nas unidades de internação em todo o território nacional e dispõe sobre a obrigatoriedade da aplicação de Olimpíadas do Conhecimento no sistema socioeducativo brasileiro.

João Arruda (PE): Ementa: Institui o Programa Nacional de Reaproveitamento Fotovoltaico (PNRF), visando regulamentar a destinação final mais adequada para painéis solares fotovoltaicos pós-consumo e impulsionar o desenvolvimento da energia solar como forma de suprimento da cadeia elétrica brasileira.