78 projetos votados pelas comissões
Processo semelhante acontece no PJB, mas com uma tramitação simplificada em que cada projeto passa por somente uma comissão, cabendo a um só relator analisar aspectos do mérito, da constitucionalidade e da adequação financeira. Tarefa árdua e desafiadora que os estudantes cumpriram muito bem. 🤓
Como os deputados jovens podem apresentar propostas sobre temas diversos, a coordenação do PJB procura reuni-las por aproximação temática em um dos seis grupos de trabalho. Em 2020 foram a Comissão de Agricultura e Meio Ambiente; a Comissão de Cultura, Cidadania, Esporte e Turismo; a Comissão de Direitos Humanos e Minorias; a Comissão de Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; a Comissão de Educação e por fim, a Comissão de Saúde e Segurança Pública.
A realização dessa etapa foi totalmente virtual, com 11 reuniões ao longo de três semanas. Do total de projetos discutidos, 31 foram aprovados integralmente, conforme o texto originalmente apresentado. Outros 39 foram aprovados com modificações sugeridas pelos relatores e/ou pelos integrantes da comissão onde o projeto foi analisado. Sete projetos acabaram rejeitados.
Quem teve a chance de acompanhar as reuniões pelo YouTube da Câmara dos Deputados pode perceber a capacidade analítica diferenciada dos jovens. Mesmo com divergências, os trabalhos aconteceram de forma amigável e respeitosa. Ainda esta semana, acontece a reunião do Colégio de Líderes, em que os partidos criados durante a simulação vão defender suas pautas e alinhar junto à Mesa Diretora quais os projetos serão discutidos na aguardada Plenária Final, próximo dia 30 de abril.
Para saber mais sobre a finalização da edição 2020, não fique de fora das próximas etapas!