banner inscrições prorrogadas

Quem pode se inscrever no PJB?

Se deseja concorrer a uma vaga de deputado jovem, o primeiro passo é verificar se você atende a todos os critérios de participação no PJB. Vamos lá?

• Você deve ter entre 16 e 22 anos. 

• Deve estar matriculado(a) e frequentando regularmente o ensino médio em escolas públicas ou particulares. Se você cursa o ensino técnico integrado ao ensino médio ou está cursando o ensino médio na modalidade EJA (educação de jovens e adultos), também está apto(a) a participar.

Atenção: você deve estar matriculado (a) regularmente no ensino médio não apenas no momento da sua inscrição, mas também durante sua participação na jornada parlamentar em Brasília!

• E por último, você não pode ter participado como deputado jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Afinal, temos que dar oportunidade aos jovens que nunca viveram essa experiência! 

 

Como realizar a inscrição?

Para se inscrever, o(a) estudante deverá elaborar um projeto de lei ou outra proposição de sua autoria. A inscrição se dá pelo envio desse projeto de lei junto com os documentos relacionados a seguir:

> Projeto de Lei de sua autoria;
> Cópia do documento de identidade;

Com tudo isso em mãos, você vai acessar a ficha de inscrição eletrônica e anexar os documentos obrigatórios. Lembre-se que o projeto de lei deve ser individual, por isso não poderá ser apresentado por duplas ou grupos de alunos! 

IMPORTANTE: 

Caso você seja pré-selecionado(a), você deverá apresentar, a pedido da organização:
> Declaração de que está regularmente matriculado(a) no Ensino Médio / Ensino Médio Técnica Integrado / EJA, especificando o ano que está cursado.
> Termo de Autorização assinado pelos pais ou responsáveis, caso tenha menos de 18 anos, conforme modelo disponível aqui.

 

inscreva-se 

 

E quem não tiver acesso à internet?

Alguns estudantes podem ter dificuldades em realizar a inscrição por meio do formulário eletrônico. Nesse caso, eles podem encaminhar sua inscrição pelos Correios (exceto MG), via Sedex, para seu coordenador estadual, no endereço indicado pela Secretaria de Educação de cada UF.

A inscrição realizada pelos Correios deverá conter os mesmos documentos e ter a data da postagem até o último dia do período de inscrição. Se quiser enviar sua inscrição via Sedex, acesse aqui a versão da ficha de inscrição para imprimir.

Será aceita apenas uma inscrição por estudante. As inscrições de alunos que não preencherem os critérios de participação e/ou que estiverem com a documentação incompleta serão eliminadas.

 

Whatsapp exclusivo para Inscrição no PJB 2020

Para atender aos estudantes que, com a suspensão das aulas por conta da pandemia do COVD-19 não tem acesso à internet banda larga nas escolas, o PJB abriu, excepcionalmente, um novo canal via Whatsapp para inscrições.

Então, se você conhece alguém que não tem internet banda larga, avisa que ele pode de acessar o PJB pelo Whatsapp, no telefone (61) 3216-1867 (o número é fixo, mas recebe mensagens de zap, pode confiar).

Ou melhor, você também pode compartilhar direto o link bit.ly/WhatsApp_PJB_2020, que já caí lá no canal exclusivo para inscrições.

 Banner Whatsapp - Mande uma mensagem

 

Atenção: Os documentos a serem enviados são os mesmos da inscrição convencional (projeto de lei de sua autoria, ficha de inscrição completamente preenchida e cópia do documento de identificação) e ela será efetuada apenas se a documentação estiver completa e correta.

Caso o estudante envie por Whatsapp uma inscrição e já tenha feito outra utilizando o formulário eletrônico no sistema online, será considerada válida a inscrição efetuada no sistema.

 

Não deixe sua inscrição para última hora. 
E dê preferência ao formulário eletrônico.
É mais simples e mais rápido! 

botão inscreva-se

 

 

Quer saber como elaborar um projeto de Lei?

Visite a área especial que fizemos para você.

banner sou estudante
 Lá tem dicas e modelos .

 

 

Acesse aqui o FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO.
Faça o download do TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS.
Caso tenho dificuldades para acessar a internet,
baixe o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO EM WORD
e envie pelos Correios para seu Coordenador Estadual.

Ações do documento