Hugo recebe Frente Nacional de Prefeitos para tratar do Marco Legal do Transporte Coletivo
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu, nesta quarta-feira (4), representantes da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) para discutir a situação do transporte público no Brasil e a tramitação do Projeto de Lei nº 3.278/2021, que institui o Marco Legal do Transporte Coletivo Urbano.
Para Hugo Motta, o tema é prioritário no Legislativo. “O transporte público é uma pauta estrutural para o país e impacta diretamente a vida das pessoas nas cidades. A Câmara está aberta ao diálogo com os prefeitos para construir um marco legal moderno, sustentável e capaz de assegurar um serviço de qualidade à população”, afirmou o presidente.
A FNP entregou ao presidente da Câmara uma carta assinada em conjunto com oito entidades municipalistas, defendendo que o projeto seja apreciado diretamente pelo Plenário, como resposta concreta aos desafios do transporte coletivo urbano. A proposta busca estabelecer um novo modelo regulatório para o setor, com regras claras de financiamento, governança e equilíbrio econômico, garantindo previsibilidade para os municípios e melhor atendimento aos usuários.
Participaram da reunião prefeitos de diversas capitais e cidades brasileiras, entre eles Sebastião Melo (Porto Alegre/RS), Sandro Mabel (Goiânia/GO), Topázio Neto (Florianópolis/SC), Eduardo Pimentel (Curitiba/PR), Paulinho Freire (Natal/RN), Dário Saadi (Campinas/SP), Gilvan Ferreira (Santo André/SP), Margarida Salomão (Juiz de Fora/MG), Rodolfo Mota (Apucarana/PR), Saulo Souza (Poá/SP), Leandra Guedes (Ituiutaba/MG) e Kayo Amado (São Vicente/SP).