Hugo Motta lança o programa “Câmara pelo Brasil” para aproximar o Parlamento das realidades locais

Programa também busca contribuir com a formulação de políticas públicas mais eficazes
30/09/2025 17h50

Douglas Gomes

Hugo Motta lança o programa “Câmara pelo Brasil” para aproximar o Parlamento das realidades locais

Coordenação do Câmara pelo Brasil será formada por um deputado federal de cada região do país

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (30), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), lançou o programa Câmara pelo Brasil, uma iniciativa que visa aproximar a atividade parlamentar da população e das realidades regionais do país. O programa levará o nome da Câmara para os estados, permitindo que parlamentares realizem atividades externas em suas bases, com o respaldo institucional da Casa.

Segundo o presidente, o objetivo principal do programa é tornar a atuação da Câmara dos Deputados mais próxima da sociedade, ampliando o diálogo com gestores locais, representantes da sociedade civil e a população em geral. “Nosso desafio é fazer com que a pauta da Câmara e o trabalho dos parlamentares estejam cada vez mais conectados às demandas reais do povo brasileiro”, afirmou Hugo Motta.

O presidente destacou ainda que o Brasil, por sua dimensão, exige uma atuação descentralizada e atenta às diferentes realidades regionais. “Brasília precisa se aproximar do Brasil real. O país é diverso e complexo, e é fundamental que o Parlamento escute diretamente as demandas locais”, acrescentou.

Durante o lançamento, Hugo Motta anunciou ainda a criação do Comitê de Coordenação do Câmara pelo Brasil, formado por um deputado federal de cada região do país. A coordenação ficará a cargo do deputado Da Vitória (PP-ES), que terá a missão de articular as ações do programa junto às comissões permanentes e temporárias da Casa e com os coordenadores estaduais.

“O programa está à disposição de todos os deputados e deputadas. Onde houver um parlamentar atuando em sua base, o  Câmara pelo Brasil poderá estar presente, com o apoio institucional necessário para fortalecer os mandatos e dar visibilidade aos desafios regionais”, reforçou o presidente.

Além de ampliar a interlocução entre o Legislativo e a sociedade, o programa também busca contribuir com a formulação de políticas públicas mais eficazes, fortalecer o processo legislativo e melhorar a percepção da população sobre o trabalho parlamentar.

“Estamos certos de que o Câmara pelo Brasil será exitoso. Todos nós compartilhamos o mesmo objetivo: construir um país mais justo, próspero e conectado às reais necessidades da população”, concluiu Hugo Motta.

Saiba mais