Hugo Motta defende foco em pautas que unem o país
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, defendeu nesta segunda-feira (22) que o Congresso Nacional supere a polarização política e foque seu trabalho em uma pauta que contribua para o crescimento do país, geração de emprego, segurança e justiça social. “Precisamos, com coragem, deixar para trás as pautas tóxicas que apenas alimentam a polarização e travam o avanço desses temas”, disse Motta em evento promovido pelo BTG Pactual em São Paulo.
Segundo ele, o Parlamento tem feito um esforço contínuo nos últimos meses para manter a produção legislativa ativa, mesmo diante de um cenário político “complexo”. “Todos os dias, eu me deparo com uma verdadeira tela de desafios. Cabe a mim, como presidente da Câmara, encontrar caminhos para que o Parlamento navegue com responsabilidade e entregue os resultados que a sociedade espera”, afirmou Motta.
Pautas estruturantes
Durante o evento, Hugo Motta reiterou seu compromisso com a votação da reforma administrativa, da modernização do sistema tributário e da agenda de segurança pública. Segundo ele, a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, aprovada por unanimidade na Comissão Especial, pode ser votada pelo Plenário já na próxima semana.
“Essa proposta traz justiça tributária real e vai beneficiar milhões de brasileiros. O relatório construído pelo deputado Arthur Lira (PP-AL) é equilibrado, maduro e tem apoio de todos os partidos. O Plenário será soberano, mas vejo um ambiente muito favorável para sua aprovação.”
Motta também defendeu que eventuais alterações, como mudanças na alíquota mínima ou ampliação da faixa de isenção, devem vir acompanhadas de compensação fiscal. “Cada partido tem o direito de apresentar propostas, mas todos têm também o dever de considerar o impacto nas contas públicas. A responsabilidade é de todos nós”, concluiu.