Maranhão participa de premiação na área de saúde da mulher
Alex Ferreira
“Esse prêmio valoriza as entidades que persistem no aperfeiçoamento da saúde da mulher, e assim contribuem para a melhoria significativa dos índices no setor”, disse Maranhão
A Câmara dos Deputados entregou nesta terça-feira o Prêmio Dr. Pinotti a cinco entidades que se destacaram em ações voltadas para a saúde da mulher: o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, o Hospital de Câncer de Barretos (SP), o Hospital Ophir Loyola (PA), a Maternidade Darcy Vargas (SC) e a Maternidade Escola Januário Cicco (RN).
O presidente em exercício da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), participou da solenidade, realizada no Salão Nobre do Congresso. Maranhão ressaltou a importância de Dr. Pinotti como incansável defensor e ativista de causas ligadas à saúde da mulher e ao atendimento materno e disse que as entidades agraciadas com o prêmio representam a continuidade dessas ações.
“Esse prêmio valoriza as entidades que persistem no aperfeiçoamento da saúde da mulher, e assim contribuem para a melhoria significativa dos índices no setor”, disse. “Assim, parabenizo aqueles que estão sendo agraciados hoje e desejo que este momento seja um estímulo para tantos que podem e devem dar suas contribuições”, acrescentou Maranhão.
A premiação é feita todo ano e destaca entidades governamentais e/ou não governamentais pela promoção do acesso e qualificação da saúde da mulher. As indicações das entidades são feitas por deputados ou senadores, até 31 de março, por meio de um formulário de inscrição efetuado pela 2ª-Secretaria da Câmara dos Deputados. Os indicados passam por um conselho formado por um representante de cada partido político da Câmara dos Deputados. A escolha e apreciação são feitas no mês de abril.
O 2º secretário, deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), também comentou que o prêmio simbolismo envolvido no prêmio. “O que a gente quer é tornar público o trabalho de tantas instituições, governamentais ou não, que já fazem um trabalho importante em relação aos cuidados com saúde da mulher”, disse.
Para a deputada Carmem Zanotto (PPS-SC), uma das conselheiras deste ano, o prêmio incentiva a continuidade do padrão de excelência das ações. “O prêmio serve pra motivar todas as instituições de saúde, em especial as que tem um olhar para a mulher. Algumas unidades são referencia ao acolhimento da mulher em toda sua fase de atendimento. Assim, um atendimento humanizado, que acolhe, exige da gente um destaque. O Dr. Pinotti é um exemplo disso”, disse.
Com informações da Agência Câmara