Turismo pede votação de projetos e mais espaço na Câmara

Presidente da Câmara recebe representantes dos setores de Turismo e Desporto. Eles pedem a inclusão na pauta do plenário de três projetos.
27/04/2010 19h03

J. Batista

Turismo pede votação de projetos e mais espaço na Câmara

A presidente da Comissão do Turismo e do Desporto, deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB/GO), pediu ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), a inclusão na pauta do plenário de três projetos de interesse dos dois setores. Em audiência com a participação de diversos empresários, a deputada afirmou que é imprescindível a votação dessas matérias para preparar o Brasil para eventos como a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

 

"Os projetos tratam da flexibilização de vistos, da regulamentação das agências de viagens e do aumento dos atuais 20% para 49% como limite de participação do capital estrangeiro nas companhias aéreas nacionais", disse a deputada. O presidente da Câmara afirmou que, como os três projetos tratam de lei ordinária, só podem ser incluídos na pauta do plenário depois da votação de diversas medidas provisórias que estão com o prazo de tramitação vencido. "Além disso, é necessário o convencimento dos líderes", disse Temer. O deputado Otávio Leite (PSDB/RJ), que estava na reunião, sugeriu que a deputada Professora Raquel  compareça à próxima reunião de líderes para expor os argumentos favoráveis  à  votação desses projetos ainda este semestre.

 

Outra demanda apresentada pela parlamentar é a necessidade de aumento do espaço físico disponível para a Comissão de Turismo e Desporto. "Para o senhor ter uma ideia, presidente Michel Temer, nós não tínhamos onde acomodar todos esses convidados para esperar por esta audiência. Eu os levei ao cafezinho do plenário", justificou.

 

Entre os participantes da audiência estava Norton Lenhardt, presidente da Câmara Empresarial de Turismo da CNC e presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, que representa mais de 1 milhão e 200 mil estabelecimentos. Lenhardt apoiou os pedidos apresentados pela deputada e elogiou os avanços no setor provenientes da criação de uma comissão permanente para as áreas de turismo e desporto.

 

De acordo com João Luiz dos Santos Moreira, da Confederação Brasileira de Convention & Visitor Bureaux, mais de 20 milhões de pessoas participam, anualmente, de eventos realizados em todo o país. "Mas é  lamentável  que o Brasil receba somente 5 milhões de turistas estrangeiros todos os anos", afirmou Moreira, destacando ainda as dificuldades da atual estrutura aeroportuária para  atender o fluxo de turistas esperados nos próximos anos.

 

Também estiveram presentes  o deputado Carlo eduardo Cadoca (PSC/PE), Flávio Peruzzi (Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas); José Antonio Nascimento Brito e Edgar Lisboa (Comitê Olímpico Brasileiro); Andrew Parsons (Comitê Paraolímpico Brasileiro); Nilde Brun (Fornatur – Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo); Eraldo Alves da Cruz (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo); Márcio Santiago de Oliveira (Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo); e Guilherme Paulus (CVC).